fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Em São Paulo, o Trampolim StartUp Café, que também é um coworking, investiu num modelo de negócio diferente. Ele funciona dentro de um hotel da Rede Accor na região da Avenida Paulista.

 

A rede Accor, dona das bandeiras Ibis, Mercure, Sofitel e Pullman, inaugurou em São Paulo seu primeiro café focado em inclusão social. Localizado no Ibis Budget Paulista, na Consolação, o Trampolim Café, priorizou a contratação de refugiados, público LGTBQ+ e de quem busca o primeiro emprego. O empreendimento também vai trabalhar preferencialmente com pequenos fornecedores.

 

“Queremos dar oportunidades para aqueles que têm capacidade, mas dificuldade de entrar em grandes mercados. Ao mesmo tempo, conseguimos garantir um ambiente inspirador para que as pessoas cheguem e discutam boas ideias, que é nosso objetivo aqui”, diz Juliana Valença, gerente-geral do Ibis Budget Paulista.

 

Para a seleção de fornecedores e da equipe de 12 pessoas que fazem o atendimento do salão e cuidam também da cozinha, a Accor trabalhou junto a ONGs como a Estou Refugiado, Consulado da Mulher, Afrobusiness Brasil, Casa 1, Unibes e Centro Social Menino Jesus.

 

 

Os candidatos a fornecedores tiveram seus produtos avaliados por nutricionistas e receberam apoio técnico para aumentar a produção e lições de administração de negócios. Para quem concorria a uma das vagas no café, em vez do  tradicional currículo, foi solicitado um vídeo no qual cada um contasse sua história de forma breve, mostrando por que um emprego poderia ajudá-los neste momento da vida.

 

 

Em muitos casos, os refugiados não têm documentos porque precisam deixar seus países às pressas e é difícil provar as experiências profissionais anteriores.

Entre o público LGBTQ+ também há casos particularmente delicados, sobretudo entre transexuais. Muitos sofrem um preconceito tão severo da sociedade – e, com frequência, dos próprios familiares – que acabam sendo jogados na marginalidade desde muito cedo.

 

ERA PARA SER O CAFÉ DO HOTEL, MAS SE TORNOU UM PROJETO BEM DIFERENCIADO

 

O Trampolim StartUp Café é o primeiro com foco social inaugurado pelo grupo Accor no mundo. Patrick Mendes, o presidente da Accor para a América da Sul, falou sobre a importância da diversidade para o grupo e de como ele tem se empenhado pessoalmente para garantir a igualdade no tratamento independentemente de gênero, orientação sexual e origem nos hotéis da rede.

Além de incentivar nano empreendedores, a arquitetura do espaço foi pensada para atender às necessidades de clientes que, além de tomar um cafezinho, precisam de um lugar para fazer reuniões de trabalho.

 

O Trampolim oferece diversos recursos para as reuniões dos clientes, como o espaço para a gravação de vídeos da foto acima.

 

O Trampolim oferece internet de graça e recursos multimídia, até mesmo para gravações de vídeos para as redes sociais. Os cartões de visita têm lugar de destaque em um varal logo na entrada do estabelecimento. “O mercado de trabalho mudou e a tendência é que as pessoas não fiquem mais dentro de um escritório. Então, conseguimos rentabilizar o espaço e, ainda, ajudar as pessoas em todos os âmbitos do nosso negócio”, diz a subgerente. Ela conta que o café não cobra taxa pelo uso do espaço, mas a ideia é que os clientes consumam pelo menos um cafezinho durante ou após a reunião, de preferência com uma “fatia de bolo indiano da Márcia”, porque ninguém é de ferro.

As telas de LED, que podem ser usadas pelos clientes para apresentações, também servem para contar a história do Trampolim para quem quer que esteja ocupando as mesas: “Queremos que o nosso público sente aqui e não veja só um brownie ou um pudim, mas a Fabi preparando o pudim e a Josi saindo da casa dela para entregar o brownie”, diz Carolina.

O café segue em busca de fazer com que a roda do empreendedorismo continue girando e as portas abertas para novas oportunidades, como diz Carolina: “Se alguém chega aqui hoje e fala ‘está aqui o meu cartão, faço torta para vender e tem uma que faz o maior sucesso na região onde eu moro’, a gente abraça também. Por que não?”. O mesmo trampolim pode, afinal, impulsionar muita gente.

Por ora, não há planos para um novo Trampolim Café. Mas uma segunda unidade é uma possibilidade.

 

Trampolim Startup Café
R. da Consolação, 2.303 – São Paulo

 

 


Spread the love