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Com investimento de R$ 300 milhões, empresa inaugura uma nova era do segmento ao elevar o padrão da oferta da bebida consumida no país.

 

A Nestlé está lançando no mercado brasileiro de cafés 30 novos itens das marcas NESCAFÉ, Starbucks e NESCAFÉ Dolce Gusto, as mais valiosas e icônicas do setor. O objetivo é elevar o padrão da oferta de cafés ao brasileiro, reforçar a presença das marcas para cobrir todas as ocasiões e perfis de consumo, além de valorizar as origens e a produção sustentável nas lavouras cafeeiras. A empresa está investindo R$ 300 milhões desde o desenvolvimento de produtos, linhas para fabricação dos produtos, apoio técnico aos produtores, além de marketing, distribuição, ações e atividades nos pontos de venda.

Dentre as novidades o principal destaque é a entrada da empresa no segmento de torrado e moído com as marcas NESCAFÉ Gold, NESCAFÉ Origens e Starbucks, fruto da parceria global com a Nestlé, na qual a empresa investiu US$ 7,15 bilhões no direito perpétuo e global de comercialização, exclusivamente no varejo, de produtos com a marca.

“Vamos liderar um movimento para oferecer ao consumidor não somente mais opções, mas também informações sobre origem, preparo e torra. Estamos trazendo o que há de melhor para atender a demanda de um consumidor que está cada vez mais exigente”, destaca Rachel Muller, diretora de cafés da Nestlé Brasil.

Os lançamentos estão alinhados com a estratégia global da empresa de investir nas categorias de alimentos e bebidas de alto crescimento como café. Nesse cenário, o mercado de cafés premium no Brasil está em rota de crescimento, o que retrata uma transformação nos hábitos de consumo. Para se ter ideia, o mercado brasileiro de cafés especiais registrou um crescimento superior a 20% nos últimos dois anos e movimentou R$ 1,7 bilhão no varejo, segundo dados da Associação Brasileira de Cafés de Especialidade (BSCA).

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a bebida é a mais consumida no País, segundo dados do Euromonitor/Nielsen. “Como um dos mais relevantes mercados da Nestlé no mundo, tanto em porte quanto em presença e reconhecimento das marcas, o Brasil é um território relevante para a empresa e, por isso, recebe lançamentos tão especiais para a Nestlé e o maior investimento em novos produtos”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

 

Nova linha de produtos Nescafé

NESCAFÉ, a marca mais valiosa da Nestlé no mundo, lançou, em junho, duas novas linhas de produtos: NESCAFÉ Gold e NESCAFÉ Origens do Brasil. As novidades expandem o portfólio de NESCAFÉ para o universo de cafés especiais, e ainda inauguram o segmento de torrado e moído para a marca no Brasil. Os lançamentos visam democratizar o consumo de cafés especiais, que cresceu 20% nos dois últimos anos, e fazem parte de um investimento total de R$ 300 milhões que a Nestlé fará na categoria no decorrer de 2019.

Nescafe origens do brasil

Barista Thiago Sabino, embaixador da linha Nescafé Gold | Foto: Zerolux Fotografia

Um dos destaques dos novos lançamentos é o fato de que os produtos são feitos com cafés que vêm de propriedades 100% certificadas. Além disso, para estimular o desenvolvimento rural em novas regiões de atuação e a adesão de outros produtores aos padrões exigidos pelas certificações, a Nestlé ampliou este ano o escopo de seu programa voltado para a produção cafeeira, que passou a se chamar “Cultivado com Respeito” e passa a englobar também as três regiões que fornecem para Nescafé Origens do Brasil – Chapada Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (sul de Minas Gerais) e Serras Alto do Parnaíba (cerrado mineiro). Parte dos R$ 300 milhões de investimentos foi destinada para esse trabalho.

O “Cultivado com Respeito” é uma continuidade ao trabalho implementado por Nescafé desde 2011 no Brasil, como parte de uma iniciativa global que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de produtores focando em capacitação e apoio técnico para atender aos padrões globais do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C) e outras certificações que atestam uma produção de café responsável e sustentável. Além disso, a iniciativa, que hoje engloba mais de 800 produtores de café, garante a rastreabilidade do café da fazenda à fábrica, a sustentabilidade econômica, social e ambiental das fazendas, além de maior transparência na remuneração.

A iniciativa, que está presente no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, se baseia em três grandes pilares: “Natureza, Conhecimento e Gente” e é adaptada de acordo com as necessidades de cada região, para garantir que as famílias agricultoras possam prosperar na produção de café.

Dentro do pilar “Natureza”, estão incluídas ações que incentivam as boas práticas na cafeicultura, como a doação de mudas e o incentivo a uma cafeicultura sustentável. No pilar “Conhecimento”, estão projetos de assistência técnico-gerencial nas fazendas, o compartilhamento de informações on-line (para maior agilidade), e dias de treinamentos presenciais em conjunto com as cooperativas e associações.

No último pilar, chamado de “Gente”, estão as ações ligadas à transparência, ou seja, à garantia de remuneração justa aos produtores de café pelos intermediários e Nestlé. Dentro do pilar também estão iniciativas de desenvolvimento da nova geração de cafeicultores por meio do projeto “Jovens Transformadores em Campo”, que treina filhos de jovens produtores a empreenderem na própria fazenda, trazendo mais inovação e continuidade da atividade rentável e sustentável no campo.

A valorização dessa origem baseada no cultivo com respeito também virou mote da nova campanha da marca NESCAFÉ, que começou a ser veiculada em mídia nacional nesta semana. Com criação da Agência DPZ&T, a ação de comunicação revela um conceito inédito para a marca: Com Todo Respeito, Nescafé. A assinatura demonstra respeito por toda a cadeia de produção do café, passando pelo campo, questões de sustentabilidade, parcerias com agricultores, escolhas certas dos melhores terroirs, assim como a seleção dos grãos e todo o processo de torra, entre outros pontos importantes.

Nescafe Origens do Brasil

Barista Hugo Silva no workshop de análise sensorial das Linhas Nescafé Origens e Nescafé Gold | Foto: Zerolux Fotografia

“Com as novas linhas, queremos ampliar o conhecimento dos consumidores sobre todo o mundo dos cafés, desde o grão até a xícara. O objetivo é mostrar todo o respeito que temos, desde a produção até o momento de consumo, com o produto que oferecemos. Por isso, nossa preocupação de trazer a origem desse café, que estimula uma produção sustentável benéfica tanto para os produtores quanto para nosso negócio”, destaca Roberta Savattero, gerente de Marketing de NESCAFÉ.

 

Starbucks At Home

Pensando em levar a experiência vivida em milhares de cafeterias Starbucks espalhadas ao redor do mundo para dentro dos lares brasileiros, a Nestlé lança este mês sua nova linha de cafés Starbucks At Home, composta por 15 produtos, entre seis variedades de cápsulas para o sistema Nespresso, seis para o sistema  NESCAFÉ Dolce Gusto – incluindo cappuccino e latte maccchiato – e três opções de torrado e moído, que marcam a entrada da empresa neste segmento no Brasil.

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Café torrado e moído ou em cápsulas para os sistemas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto – Starbucks at Home em 15 versões

A nova linha conta com blends icônicos da Starbucks, todos produzidos com café 100% arábica de alta qualidade, proveniente de cultivos ambientalmente responsáveis, condições de trabalho justas e total transparência econômica.

Além de toda a variedade, a linha traz em suas embalagens informações e conteúdo que ajudarão o consumidor a identificar a bebida – como perfil da torra, aroma e intensidade – auxiliando-o a elevar seu padrão de consumo de cafés.

Linha Starbucks at Home

Coffee Talk promovido pela Starbucks at Home | Foto: Ed Gavlak

“A casa se torna cada vez mais um local acolhedor para trabalhar, confraternizar com a família e amigos ou relaxar, e a nossa proposta é levar para esses lares a experiência de consumir um café Starbucks em casa”, destaca Rachel Muller, diretora de cafés da Nestlé Brasil. “Estamos trazendo o que há de melhor para atender a demanda de um consumidor que está cada vez mais exigente”, completa.

O lançamento é fruto da parceria de Starbucks com a Nestlé, que investiu US$ 7,15 bilhões pelo direito perpétuo e global de comercialização, exclusivamente no varejo, de produtos com a marca, com exceção das cafeterias Starbucks.  A linha já está disponível nos principais supermercados de São Paulo.

Produção responsável e sustentável

No Brasil, a Nestlé implementou em 2011, o programa global Nescafé Plan, para fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a criação de um novo padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade, por meio do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C). Trata-se do maior programa de sustentabilidade de cafés do mundo em termos de volume de Responsible Sourced e alcance de produtores. A empresa tem o compromisso de investir CHF 350 milhões (francos suíços) até 2020 como parte do plano de apoiar produtores, comunidades e planeta.

Produção de café para Nescafé

Colheita de café em fazenda fornecedora para a a linha da Nescafé Origens, de São Sebastião do Paraíso-MG | Foto: Zerolux Fotografia

No Brasil, o programa engloba hoje 690 produtores de café, todos no sistema de certificação 4C, que garante a rastreabilidade do café da fazenda à fábrica, e a sustentabilidade das fazendas por meio a aplicação de indicadores econômicos, sociais e ambientais. Está presente em 26 municípios do Espírito Santo, 11 municípios da Bahia e 1 município em Minas Gerais. Em 2019, foram incluídas outras três regiões – Chapada Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (sul de Minas Gerais) e Serras Alto do Parnaíba (cerrado mineiro).

No âmbito de Nespresso, a companhia estabeleceu, em 2003, uma parceria com a Rainforest Alliance para criar o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que se expandiu para incluir mais de 100 mil produtores do mundo todo que recebem o apoio de mais de 450 agrônomos. No Brasil, são diversos projetos para que a produção seja cada vez mais sustentável.

A produção de Starbucks manterá a origem já existente, composta por cafés arábica de qualidade superior de todas as três regiões de cultivo de café em toda a América Latina, Indonésia e África. Todos os produtores são verificados por meio do programa de aquisição ética da Starbucks C.A.F.E. Práticas. O programa garante o café da mais alta qualidade, juntamente com métodos de cultivo ambientalmente responsáveis, condições de trabalho justas, e total transparência econômica da fazenda à xícara.

 

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2.000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.

Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. Está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

 

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