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Torra de Autor traz luz ao trabalho dos Mestres de Torra e destaca a importância do processo para um café de alta qualidade

 

NESCAFÉ, a maior marca de cafés do mundo, apresentou durante a Semana Internacional do Café, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte, um projeto inédito com o objetivo de difundir e desenvolver a função do Mestre de Torra no processo de produção do café: Torra de Autor.

Há alguns meses, a marca, que trouxe novidades em seu portfólio como NESCAFÉ Origens do Brasil e NESCAFÉ Gold, se uniu a alguns dos melhores Mestres de Torra do país e lançou um projeto para tangibilizar o poder da torra para o consumidor: um mesmo grão, seis diferentes cafés. Então, a partir de um mesmo grão, os profissionais desenvolveram seis diferentes variedades de cafés.

Mestres de Torra

Os Mestres de Torra participantes são: Bruna Mussolini, Donierverson dos Santos, Hugo Wolff, Leandro Paiva, Tiago de Mello e Thiago Sabino. Juntos eles escolheram o grão que seria trabalhado. O escolhido foi um produtor do Espírito Santo, das Montanhas Capixabas, do município de Afonso Cláudio.

Depois da escolha, os seis Mestres torraram a sua autoria e aplicaram seus conhecimentos e técnicas específicas para aquele grão – despertando todo o potencial que aquela matéria prima tinha a oferecer como sabor, corpo e personalidade. O resultado desse desafio foi divulgado no dia 20 de novembro, no espaço de NESCAFÉ, na Semana Internacional do Café.

“Acreditamos que temos uma grande responsabilidade em conectar o consumidor à cadeia do café, explicando tudo o que existe por trás de cada xícara de café. O trabalho que estamos fazendo em Gold é uma das etapas dessa cadeia e faz parte do conceito #valorizesuaxíca criado por NESCAFÉ no início deste ano”, explica Rachel Muller, Diretora de Cafés da Nestlé Brasil.

 

Palestras e Workshops

 

Ainda durante a Semana Internacional do Café, NESCAFÉ preparou uma agenda intensa e completa de palestras e workshops.

No primeiro dia, no Grande Auditório, aconteceu o debate “Será que o Brasil já é o maior consumidor do mundo? Oportunidades para o consumo de qualidade” no qual NESCAFÉ traz a discussão sobre as novas estratégias para um novo consumo e quais são as novas formas de consumo pelo público final. A programação faz parte do Seminário Internacional DNA Coffee 2019 e contou com a participação de Rachel Muller, Diretora de Cafés da Nestlé Brasil.

Torra de Autor Nescafé

DNA Coffee 2019 com Rachel Muller, Diretora de Cafés da Nestlé Brasil: “Será que o Brasil já é o maior consumidor do mundo? Oportunidades para o consumo de qualidade”

 

Em seu espaço exclusivo, NESCAFÉ trouxe durante os dias de evento workshops especiais, ministrados por Gisele Coutinho do Pura Caffeina, sobre o mundo dos cafés nos quais os visitantes poderão aprender um pouco mais sobre como coar um café da forma ideal e como descobrir as notas sensoriais da bebida mais consumida no país. Além disso, a programação ainda conta com painéis com profissionais do setor e degustação das linhas NESCAFÉ, inclusive do projeto Torra de Autor.

A programação NESCAFÉ ainda contou com o Torra Experience, quando os Mestres de Torra participantes do projeto Torra de Autor contaram sobre o desenvolvimento do projeto e as variedades de cafés encontradas. O painel especial acontece no dia 21.

Sobre Nescafé

 

Nescafé tem uma história estritamente ligada ao Brasil. Isso porque, na década de 20, o país passava por uma fase de supersafra de café, chegando a produzir 21 milhões de sacas para um consumo mundial de 22 milhões sacas. Os Estados Unidos ocupavam o lugar de maior comprador, mas com a crise de 1929 houve uma queda da renda da população e, consequentemente, redução das exportações brasileiras.

Na época, o Brasil era quase exclusivamente dependente das exportações do café, e o governo brasileiro decidiu comprar e queimar 71 milhões sacas em uma tentativa de diminuir a oferta e aumentar o preço internacional. Nesse momento, o Departamento Nacional do Café sondou a Nestlé, na Suíça, perguntando se havia uma alternativa para industrializar o café mantendo seu aroma e sabor por mais tempo. Assim começou o desenvolvimento de Nescafé, lançado em 1938 na Suíça e em 1953 no Brasil.

A marca hoje detém números impressionantes:

  • Está presente em mais de 180 países;
  • 1 em cada 7 xícaras de café consumidas no mundo é de Nescafé;
  • 5.500 xícaras de Nescafé são consumidas no mundo a cada segundo;
  • Foi uma das bebidas dos astronautas que foram à lua. A Nestlé desenvolveu um cardápio exclusivo em colaboração com a Nasa;
  • Nescafé é a 3ª megabrand mais importante do mundo, segundo a Euromonitor International
  • A fábrica de Araras, no interior de São Paulo, exporta para mais de 50 países do mundo todo;
  • A icônica xícara vermelha nasceu em 1967.

Sobre a Nestlé

 

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2.000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho.

O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

 

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