Torra de Autor traz luz ao trabalho dos Mestres de Torra e destaca a importância do processo para um café de alta qualidade
NESCAFÉ, a maior marca de cafés do mundo, apresentou durante a Semana Internacional do Café, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte, um projeto inédito com o objetivo de difundir e desenvolver a função do Mestre de Torra no processo de produção do café: Torra de Autor.
Há alguns meses, a marca, que trouxe novidades em seu portfólio como NESCAFÉ Origens do Brasil e NESCAFÉ Gold, se uniu a alguns dos melhores Mestres de Torra do país e lançou um projeto para tangibilizar o poder da torra para o consumidor: um mesmo grão, seis diferentes cafés. Então, a partir de um mesmo grão, os profissionais desenvolveram seis diferentes variedades de cafés.
Os Mestres de Torra participantes são: Bruna Mussolini, Donierverson dos Santos, Hugo Wolff, Leandro Paiva, Tiago de Mello e Thiago Sabino. Juntos eles escolheram o grão que seria trabalhado. O escolhido foi um produtor do Espírito Santo, das Montanhas Capixabas, do município de Afonso Cláudio.
Depois da escolha, os seis Mestres torraram a sua autoria e aplicaram seus conhecimentos e técnicas específicas para aquele grão – despertando todo o potencial que aquela matéria prima tinha a oferecer como sabor, corpo e personalidade. O resultado desse desafio foi divulgado no dia 20 de novembro, no espaço de NESCAFÉ, na Semana Internacional do Café.
“Acreditamos que temos uma grande responsabilidade em conectar o consumidor à cadeia do café, explicando tudo o que existe por trás de cada xícara de café. O trabalho que estamos fazendo em Gold é uma das etapas dessa cadeia e faz parte do conceito #valorizesuaxíca criado por NESCAFÉ no início deste ano”, explica Rachel Muller, Diretora de Cafés da Nestlé Brasil.
Palestras e Workshops
Ainda durante a Semana Internacional do Café, NESCAFÉ preparou uma agenda intensa e completa de palestras e workshops.
No primeiro dia, no Grande Auditório, aconteceu o debate “Será que o Brasil já é o maior consumidor do mundo? Oportunidades para o consumo de qualidade” no qual NESCAFÉ traz a discussão sobre as novas estratégias para um novo consumo e quais são as novas formas de consumo pelo público final. A programação faz parte do Seminário Internacional DNA Coffee 2019 e contou com a participação de Rachel Muller, Diretora de Cafés da Nestlé Brasil.
Em seu espaço exclusivo, NESCAFÉ trouxe durante os dias de evento workshops especiais, ministrados por Gisele Coutinho do Pura Caffeina, sobre o mundo dos cafés nos quais os visitantes poderão aprender um pouco mais sobre como coar um café da forma ideal e como descobrir as notas sensoriais da bebida mais consumida no país. Além disso, a programação ainda conta com painéis com profissionais do setor e degustação das linhas NESCAFÉ, inclusive do projeto Torra de Autor.
A programação NESCAFÉ ainda contou com o Torra Experience, quando os Mestres de Torra participantes do projeto Torra de Autor contaram sobre o desenvolvimento do projeto e as variedades de cafés encontradas. O painel especial acontece no dia 21.
Sobre Nescafé
Nescafé tem uma história estritamente ligada ao Brasil. Isso porque, na década de 20, o país passava por uma fase de supersafra de café, chegando a produzir 21 milhões de sacas para um consumo mundial de 22 milhões sacas. Os Estados Unidos ocupavam o lugar de maior comprador, mas com a crise de 1929 houve uma queda da renda da população e, consequentemente, redução das exportações brasileiras.
Na época, o Brasil era quase exclusivamente dependente das exportações do café, e o governo brasileiro decidiu comprar e queimar 71 milhões sacas em uma tentativa de diminuir a oferta e aumentar o preço internacional. Nesse momento, o Departamento Nacional do Café sondou a Nestlé, na Suíça, perguntando se havia uma alternativa para industrializar o café mantendo seu aroma e sabor por mais tempo. Assim começou o desenvolvimento de Nescafé, lançado em 1938 na Suíça e em 1953 no Brasil.
A marca hoje detém números impressionantes:
- Está presente em mais de 180 países;
- 1 em cada 7 xícaras de café consumidas no mundo é de Nescafé;
- 5.500 xícaras de Nescafé são consumidas no mundo a cada segundo;
- Foi uma das bebidas dos astronautas que foram à lua. A Nestlé desenvolveu um cardápio exclusivo em colaboração com a Nasa;
- Nescafé é a 3ª megabrand mais importante do mundo, segundo a Euromonitor International
- A fábrica de Araras, no interior de São Paulo, exporta para mais de 50 países do mundo todo;
- A icônica xícara vermelha nasceu em 1967.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2.000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho.
O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.