Escolha uma Página
Spread the love

De tendência, as microcafeterias passaram a ser um formato bem consolidado em muitas cidades do mundo, e agora também no Brasil. São espaços “enxutos”, muitas vezes apenas a área de atendimento limita-se a uma janela, mas que se dedicam a servir cafés de qualidade com praticidade.

 

Cafeterias X Microcafeterias

As cafeterias conhecidas como espaços de convivência, que além de vender o nosso “líquido preciso”, também oferecem um cardápio de comidinhas.

Geralmente são ótimas opções de locais para marcarmos reuniões, encontro com os amigos ou até mesmo para utilizar o wi-fi para trabalhar. Clássico exemplo disso é a Starbucks, famosas mundialmente por popularizar o conceito o “Terceiro Lugar”, um lugar intermediário entre trabalho e casa.

Mas esta não é a proposta das microcafeterias, que nasceu para atender as típicas necessidades urbanas: falta de tempo, falta de espaço, necessidade de agilidade e energia e transformá-las em um novo jeito de se consumir café.

Esses pequenos espaços que já fazem parte da paisagem de grandes metrópoles mundiais, como Tokio, San Francisco e NYC, agora começam a se espalhar por aqui também.

Confira algumas representantes desta nova onda de cafeterias:

 

The Little Coffee Shop

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por the little coffee shop (@thelittlecoffeeshop) em

Quem começou essa onda das microcafeterias por aqui foi a The Little Coffee Shop, inaugurada em 2014, foi a precursora desse movimento em terra tupiniquins.

Localizada quase na esquina  entre as ruas Lisboa e Arthur de Azevedo, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), está localizada o que pode ser considerada uma das menores cafeterias do mundo totalmente dedicada aos grãos especiais.

Sob o comando de Flavia Pogliane, a The Little Coffee Shop possui cerca de 1 m de comprimento por 1,7 m de largura – o que totaliza uma área de menos de 2 m².

A cada dia no The Little Coffee Shop é criado e servido um blend novo. Um blend que só existe no the little, e que só existe por um dia.

Flávia já afirmou que não quer que a “Little fique BIG”, mas diversifica seu faturamento oferecendo cursos para quem quer abrir uma cafeteria, cuja informações podem ser obtidas em seu site.

Rua Lisboa, 357A – Pinheiros, São Paulo – SP
Seg a Sex: 12h às 17:20 

 

The Coffee

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por the coffee ザ・コーヒー (@_the_coffee_) em

Moderna e Minimalista talvez defina muito bem o conceito do The Coffee. A rede de microcafeterias, que nasceu em  Curitiba, onde conta com dois endereços, é aquele lugar perfeito para pegar uma bebida e partir para o trabalho e para as correrias do dia a dia. Um de seus principais diferenciais é o tamanho diminuto: são apenas 3 m².

A compra é feita pela janela que dá para a rua. Tudo no esquema de autoatendimento: você faz o pedido num tablet e paga com cartão (eles não aceitam dinheiro). Autêntico grab and go.

Depois do sucesso na capital paranaense, desembarcou em São Paulo por meio de franquias, e com objetivo claro de abrir o máximo de portinhas possíveis. Já contam com lojas nos bairros de Pinheiros, Vila Olímpia, Consolação e muitas outras estão nos planos.

“A inspiração para o projeto veio do outro lado do mundo. “Nos inspiramos no Japão, que tem muitas cafeterias pequenas. Lá o aluguel é muito caro, por isso tem cafeteria em janela, porta. Foi um desafio fazer isso, parecia que nada ia caber lá dentro, mas deu certo”, brinca Alexandre Fertonani, sócio do estabelecimento junto com seus irmãos Luís e Carlos.”

Unidades em Curitiba

  • (Al. Prudente de Moraes, 1227, Centro;
  • Rua Comendador Araújo, 194, Centro) 

Unidades em São Paulo

  • Rua dos Pinheiros, 466, Pinheiros
  • Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 538, Vila Olímpia;
  • Rua Antônio Carlos, 413, Consolação).

 

Veja também:

CAFEX, A CAFETERIA EM SAN FRANCISCO ONDE O BARISTA É UM ROBÔ

 

Leve Cafeina

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leve Cafeína (@leve_cafeina) em

Outra representante do Sul neste segmento de microcafeterias, a Catarinense Leve Cafeina, localizado no principal calçadão de comércio no centro de Florianópolis, um dos pontos mais da cidade, a “cafeteria” é a primeira take-away (você compra seu café e leva para viagem, pois não há lugar para sentar-se).

A torrefação é feita por eles, na unidade do Kobrasol. Além dos clássicos, o Leve cafeína cria bebidas diferentes de acordo com a estação ou datas festivas.

Rua Felipe Schmidt, 338 – Centro, Florianópolis – SC
Seg a sex: 8h às 18h.

 

Copo Café

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Copo Café (@copocafeespecial) em

A Copo Café é a microcafeteria representante mineira, ocupando um espaço reduzido (são apenas 1,4 x 2,3 m), que possui apenas um balcão e uma pia, o estabelecimento não tem móveis, nem xícaras de louça. mas copos de papel biodegradável, com tampa se preferir.

O estilo ”to go” é para quem tem pressa, mas não abre mão de apreciar um café de qualidade, com grãos especiais, ali na calçada mesmo. O responsável pela pequena notáve é Felipe Brazza, empresário e barista que é também proprietário do Café das Amoras.

Inspirado num estabelecimento similar que viu em Seattle/EUA, Felipe trouxe para BH esta proposta de microcafeteria,  que mesmo no pequeno espaço, as opções do cardápio vão além do espresso e seu derivados, contando com uma carta de drinks à base de café, não alcoólicos.

Buscamos mostrar que uma cafeteria de qualidade não precisa necessariamente de luxo e comodidade. É uma proposta eminentemente urbana, para quem tem pressa, mas não abre mão da qualidade”, conta Felipe.

Rua Antônio de Albuquerque, 626 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Seg a Sex: 9h às 18h
Sáb: 9h às 15h

 

Hey Coffee

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por HEY! (@heycoffeesp) em

Para os amantes de cafés especiais que frequentam o centro de São Paulo, a opção de microcafeteria é a Hey Coffee, uma pequena e linda loja que fica no movimentado calçadão da Rua Dom José de Barros.

Com decoração moderna e viva, idealizada pelo do barista Tiago Munch (Ex “Isso é Café”), é uma ótima opção para quem precisa pegar o seu café para levar ou se preferir, pode sentar num dos banquinhos na frente ao espaço e curtir o movimento.

Rua Dom José de Barros, 152 – loja 148 – República, São Paulo – SP
Seg a sex: 7h30 às 19h
Sáb: 9h às 17h

 

Veja também:

ESTUDO MOSTRA O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE CAFÉ FORA DE CASA


Spread the love