fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Novo projeto do fotógrafo Ricardo Martins, livro sobre produção de cafés especiais tem QR codes para que leitor conheça bastidores da produção com trilha sonora.

O ato de segurar uma xícara de café e sentir o cheiro dele antes de provar, apesar de comum, foi o que despertou o fotógrafo Ricardo Martins, de São José dos Campos (SP), para a ideia por trás do livro recém-lançado “Cafés da Mantiqueira”.

Fotógrafo Ricardo martins lançou livro interativo sobre cafés especiais — Foto: Divulgação/ Ricardo Martins

Vencedor de categoria fotografia do Prêmio Jabuti em 2012, ele descobriu um novo universo por trás da produção cafeeira na Serra da Mantiqueira – principalmente nas cidades de Minas Gerais.

“Estava viajando pela cidade de Cristina e os donos de uma pousada plantam café. Para mim, até então, café bom era o extra-forte, mas aí descobri o café especial. A hora em que tomei esse café, vi que é uma outra bebida. Isso me despertou uma curiosidade sobre esse universo”, conta.

Durante dois meses de viagem ele passou por 13 cidades e 20 fazendas de cafés especiais. Ele produziu ainda vídeos dos bastidores e criou uma atmosfera para guiar os leitores com uma trilha sonora composta por músicos especificamente para o projeto: os leitores podem acessar estes conteúdos com o celular por meio de QR codes impressos nas páginas.

“Mergulhei de cabeça no mundo do café. Um diretor de fotografia filmou tudo. No meio da viagem, no interior de Minas é comum ver pacotinhos de café com QR code. Foi olhando isso que me perguntei se as pessoas poderiam ler o livro ouvindo uma música que tenha relação com as fotos. Isso ficou na minha cabeça e se transformou no projeto”, conta o fotógrafo, que preparou ainda material para produzir uma série de TV com os bastidores do projeto.

Confira algumas imagens do Livro Cafés da Mantiqueira

Veja também:

OS CAFÉLIVRO “PERFUME DE SONHO”, O MUNDO DO CAFÉ SOB O OLHAR DE SEBASTIÃO SALGADO


Spread the love