Novo projeto do fotógrafo Ricardo Martins, livro sobre produção de cafés especiais tem QR codes para que leitor conheça bastidores da produção com trilha sonora.
O ato de segurar uma xícara de café e sentir o cheiro dele antes de provar, apesar de comum, foi o que despertou o fotógrafo Ricardo Martins, de São José dos Campos (SP), para a ideia por trás do livro recém-lançado CAFÉS DA MATIQUEIRA.
Vencedor de categoria fotografia do Prêmio Jabuti em 2012, ele descobriu um novo universo por trás da produção cafeeira na Serra da Mantiqueira – principalmente nas cidades de Minas Gerais.
“Estava viajando pela cidade de Cristina e os donos de uma pousada plantam café. Para mim, até então, café bom era o extra-forte, mas aí descobri o café especial. A hora em que tomei esse café, vi que é uma outra bebida. Isso me despertou uma curiosidade sobre esse universo”, conta.
Durante dois meses de viagem ele passou por 13 cidades e 20 fazendas de cafés especiais. Ele produziu ainda vídeos dos bastidores e criou uma atmosfera para guiar os leitores com uma trilha sonora composta por músicos especificamente para o projeto: os leitores podem acessar estes conteúdos com o celular por meio de QR codes impressos nas páginas.
“Mergulhei de cabeça no mundo do café. Um diretor de fotografia filmou tudo. No meio da viagem, no interior de Minas é comum ver pacotinhos de café com QR code. Foi olhando isso que me perguntei se as pessoas poderiam ler o livro ouvindo uma música que tenha relação com as fotos. Isso ficou na minha cabeça e se transformou no projeto”, conta o fotógrafo, que preparou ainda material para produzir uma série de TV com os bastidores do projeto.
Confira algumas imagens do Livro Cafés da Mantiqueira
Veja também:
OS CAFÉLIVRO “PERFUME DE SONHO”, O MUNDO DO CAFÉ SOB O OLHAR DE SEBASTIÃO SALGADO