A pausa para o café no Uruguai também é levada a sério. Assim como no Brasil e Argentina, já podemos encontrar ótimas opções que servem bons cafés.
Quem já esteve no Uruguai sabe que este pequeno, bonito e acolhedor país sabe como nos encantar com as ofertas gastronômicas. Aliás, acredito que um dos maiores prazeres de qualquer viagem está justamente em experimentar novos sabores, descobrir lugares novos, aprender sobre a cultura local e observar as diferenças em relação ao nosso país.
Uma coisa em particular que eu coloco no roteiro de toda viagem que vou fazer, é visitar alguns Cafés da cidade, desde os mais tradicionais aos mais moderninhos. Gosto de começar o dia escolhendo uma cafeteria para conhecer, assim já apreciar um pouco do cotidiano daquela cidade. Outras podem entrar no roteiro durante o dia, para aquela parada estratégica de recompor as energias, assim como para se conectar no Wi-Fi, dar uma olhada nos mapas e pesquisar, do melhor jeito para se descobrir uma cidade: conversando com moradores locais.
CAFÉ E VIAGENS, FEITOS UM PARA O OUTRO
Aqui separei sete lugares imperdíveis para quer for visitar o Uruguai. Em todos eles tive uma ótima experiência e tenho certeza que você também vai gostar. Anota aí!!!
CAFÉ BRASILEIRO
O Café Brasileiro em Montevidéu, é o café mais antigo da cidade, em atividade desde 1877, servindo com simpatia e preços honestos. Em contra ponto, confesso que o café em sí, não é o melhor da cidade, mas vale a visita pela atmosfera histórica e arquitetura. Nos tempos áureos foi frequentada por escritores como Juan Carlos Onetti e Eduardo Galeano. Um ponto de parada interessante para quem está passeando pela “Cidade Vieja”.
Coloca no maps: Calle Ituzaingó, 1.447 – Montevidéu
CAMELIA
Esse é um daqueles lugares “hype” na cidade. Com decoração moderna e amplo espaço, o Camelia vende no estilo grab and go, refeições rápidas, mas também gostosas. Aposta num conceito de fast food sustentável: tudo é feito no dia com ingredientes frescos e o que não chega a ser consumido é encaminhado para doação.
Além dos pratos leves e saladas, oferecem boas opções de cafés e comidinhas para acompanhar, o que pode lhe servir de opção para um lanchinho rápido.
O bacana é que são três unidades, que com uma boa cobertura no mapa de visitas, para além de comer e beber, servir como ponto de wi-fi free.
Coloca no maps:
Loja 1 – Calle 21 de Setiembre 2752 – Montevidéu
Loja 2 – Calle Dr Gabriel Otero 6437 – Montevidéu
Loja 3 – Calle Rincón 465 – Montevidéu
ESCARAMUZA – LIBROS Y CAFÉ
Sabe aquele lugar Multi? Esse é o Escaramuza – Livros y Café, uma livraria, com espaço cultural e nos fundos um ótimo Café & Bistrô . Funciona em um casarão antigo reformado no bairro de Cordón. É um local super aconchegante, onde já na entrada nos deparamos com prateleiras que vão do chão ao teto cheias de livros que, que já são convite suficiente para entrar, e deixar o tempo passar sem pressa.Seguindo por um corredor, chegamos ao Café Bistro, mas é no jardim dos fundos que estão os melhores lugares (na minha humilde opinião) para um agradável refeição ou simplesmente passar o tempo enquanto tomamos um café.
A proposta do menu é simples mais muito bem executada. Na cozinha da Escaramuza, a ideia é mostrar uma comida boa. Simples, saborosa e bem feita.
Coloca no maps: Dr. Pablo de María 1185, Montevidéu
SINESTESIA
A cafeteria Sinestesia, está super localizada, em frente a um dos pontos turísticos mais visitados de Montevidéu – O Mercado del Puerto. Um espaço onde a gastronomia, design e arte se fundem.
Uma ótima opção para quem está andando pela região, mas não quer comer uma Parrilla. Mas se você preferir se esbaldar na comilança (não está errado), reserve um espaço para a sobremesa e o café fora do Mercado. Tenho certeza que não vai se arrepender.
Coloca no maps: Calle Yacaré 1568, Montevidéu
LA MADRIGUERA CAFÉ
No centrinho cool e elegante do bairro de “Carrasco” está o La Madriguera, que para mim é o melhor café de Montevidéu.
Tem uma pegada mais hipster e intimista, o espaço é pequeno, aconchegante, a música é boa, tem livros a disposição e claro, ótimo café: para sentar e desfrutar de ótimos momentos.
La Mariguera nasceu com a idéia de aproximar as pessoas do mundo desconhecido dos cafés especiais: mostrando-lhes como o sabor e o aroma de cada xícara são desenvolvidos. Este café reconhece o valor do trabalho e do esforço do cafeicultor e a importância de cada etapa do processo produtivo que esconde cada xícara.
Se for para visitar apenas um café em Montevidéu, esse é o lugar!
Coloca no maps: Calle Cambara, 1614 – Montevidéu
GRøN – COFFEE, BIKE & BEER
A GRøN, na verdade é uma marca de bicicletas (lindas por sinal). Localizada em Punta del Este, um dos destinos mais badalados do país, seu espaço é aconchegante e repleto de itens interessante para comprar. Além das bikes, oferecem uma variedade de acessórios, roupas, bonés, óculos, mochilas e inclusive café em grãos para levar. Na ocasião tinha café da Colômbia e Etiópia, que também é possível provar lá em algumas opções de métodos.
Coloca no maps: 28 Los Meros, Punta del Este
BORNEO COFFEE
Esse com toda certeza foi “um achado” da viagem”. Daqueles que você encontra despretensiosamente mesmo. Fica no caminho entre Punta del Leste e o balneário de Santo Ignácio. Parei para conhecer simplesmente porque a palavra uma placa com a palavra “Coffee” me chamou a atenção.
Idealizada pelo empreendedor e surfista argentino Tomas Moche, o Borneo Coffee, fica na Barra de Maldonado, região de Punta Del Este.
Moche teve a inspiração para fundar seus negócios em La Barra enquanto frequentava cafés californianos. Desde que se mudou para o Uruguai, ele visita a costa oeste americana uma ou duas vezes por ano, e enquanto lá relaxa em cafés depois de surfar. A visão de um café deu frutos ao fazer cursos de barista em San Diego, quando ele comprou um La Marzocco FB80 e começou a perseguir torrefações especiais no Uruguai e na Argentina, sua terra natal.
Coloca no maps: 20001 La Barra, Maldonado
CONHECENDO A FANTÁSTICA DEUS EX MACHINA