como identificar  um café especial?

como identificar  um café especial?

Café especial é uma categoria de café. Vem do melhor fruto do pé e passa por um processamento extremamente cuidadoso, desde que é colhido até a torra e o preparo.

O café especial é geralmente cultivado em altitudes, climas, solos, posição geográfica, ou seja, em terroirs ideais, e com toda a indicação para um café de qualidade.

São colhidos manualmente quando o grão atinge seu momento ideal de maturação criteriosamente secos, processados, beneficiados, armazenados, torrados e embalados.

Passam por avaliação sensorial (cupping técnico) e quando recebem nota de 80+ segundo o protocolo SCA são considerados especiais.

Preste atenção na cor da torra. Os especiais terão, normalmente, uma cor mais clara.

Notas sensoriais são sinal de que este café é especial e se ainda apresentar a pontuação é uma forma de garantir (chamada de ficha técnica do café).

Normalmente oferecem informações na embalagem que dizem respeito a origem, quem produziu, informações como região,  altitude, variedade e espécie .

Ao provar um café especial, o consumidor vai perceber que tem notas mais suaves, não tem aquele gosto amargo acentuado, e pode lembrar alguma fruta, flor, notas doces, como caramelo, mel, por exemplo.

Instagram

para receber mais conteúdo,  jUNTE-SE A NAÇÃO CAFEINADA  DO INSTAGRAM.