Afinal, o que é terroir ?

O termo, emprestado do mundo dos vinhos, já é popular entre os amantes de cafés especiais. A melhor forma de definir o conceito de terroir é pegar emprestado o significado teorizado pelos enólogos: para eles, é tudo que afeta a uva.

Isso influencia não apenas nas condições que acometem a videira em si – como clima, solo, relevo, temperatura e umidade

Mas também nos fatores humanos, como as práticas de produção agrícola e o processo pós-colheita. Todos eles, ao interagirem com a genética da planta e do grão, geram características singulares que afetam o sabor e o aroma.

Ou seja, grãos provenientes de determinada região são diferentes de outros e, às vezes, essa mudança é tão acentuada que uma mesma fazenda pode apresentar cafés exclusivos e distintos entre si, chamados de microlotes.

Qual é o efeito do terroir sobre o café?

Mas o que é terroir  na cultura do café, especificamente? A primeira coisa que devemos entender é que cada espécie de café assume uma singularidade nas regiões em que são plantadas.

Por exemplo, o café robusta é amplamente cultivado no Espírito Santo, por ser uma região mais quente.

Já o café arábica pode ser encontrado com mais facilidade em locais de clima ameno. Assim, o robusta costuma ter um gosto mais marcante e amargo, enquanto este um sabor mais adocicado e ligeiramente ácido.

A geografia influencia diretamente o café especial. Um solo bom favorece o crescimento da planta e o amadurecimento do fruto, resultando em uma bebida com doçura intensa.

Instagram

Para mais conteúdo,  JUNTE-SE A NAÇÃO CAFEINADA  DO INSTAGRAM.