A história das  Cafe Racers

O que café tem a ver com motociclismo Se eu te falar que  tem tudo a ver!   E a cultura das  Cafe Racers  é a prova disso.

A Cafe Racer, assim como o motociclismo em geral, se tornou muito além de um simples estilo ou segmento de motos, virou em muitos casos um lifestyle, que surgiu na Inglaterra entre as décadas de 1950 e 1960.

Uma época em que o país britânico ostentava um conservadorismo ainda mais intenso que o conhecido atualmente, chegando a ponto de restringir que seus jovens ouvissem o recém criado Rock and Roll.

Como refúgio e única forma que encontraram de se reunirem para ouvir e curtir a sua música os jovens “Roqueiros” ingleses adotaram os Cafes,  as margens de estradas, normalmente frequentados por caminhoneiros.

O Ace Cafe, em Londres, acabou se tornando o mais famoso e frequentado na ocasião, com uma fama que é mantida até hoje.

Lá eles encontravam as famosas Jukebox, as máquinas de músicas que até então eram a única forma que tinham de ouvir o Rock and Roll, e cada vez mais os Cafes foram se tornando pontos de encontro dos jovens.

Era nesses Cafes onde os jovens, conhecidos como “Rockers”, apostavam os rachas, as corridas de rua, com suas motocicletas. Nessa época os rachas eram novidade e não eram ilegais.

Tudo era feito na informalidade, afinal não eram pilotos profissionais, não havia equipes ou qualquer estrutura de competição, e eram os próprios motociclistas quem preparavam suas motocicletas.

Envenenavam suas motos buscando aumentar a performance, na tentativa de superar as 100 mph, equivalente a 160 km/h, que era uma velocidade quase insuperável para as máquinas da época.

Com todo esse cenário montado, onde paixão pela velocidade tomava conta, os caminhoneiros, que frequentavam os Cafes bem antes dos jovens roqueiros, aproveitavam para desdenhar deles...

...alegando que jamais seriam verdadeiros pilotos de corridas, e nunca passariam de corredores de Cafe, daí surgindo o nome “Cafe Racers”.

Instagram

para mais conteúdo como este, JUNTE-SE A NAÇÃO CAFEINADA  DO INSTAGRAM.