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Vamos dar uma olhada em algumas dessas tendências de consumo de café. Continue a ler para saber mais.

Acompanhando tendências internacionais, o Brasil entra agora em uma nova fase de consumo de café. Estudos realizados pela Euromonitor International apontam as principais características desse momento do consumo de café.

Confira abaixo algumas dessas tendências:

Consumo de café no Brasil deve voltar a crescer em 2023

O consumo de café no Brasil, que caiu neste ano de 2022 em relação ao ano passado, em função da alta nos preços, tende a ser recuperar logo. A tendência é de que o consumo cresça 1,94% no país em 2023 e ainda mais em 2024, com uma estimativa de alta de 4,10%.

Apesar das altas nos preços, não existe um cenário em que o consumo de café (pelo menos no Brasil) tende a diminuir. Assim como aconteceu durante a pandemia de Covid-19, espera-se que o consumo aumente nas residências e diminua nos cafés e restaurantes, mas os volumes gerais de vendas e consumo devem permanecer estáveis.

A troca de cafeterias pelo café em casa

Cada vez mais consumidores estão trocando cafeterias pelo consumo do café em casa. O motivo? A oferta internacional da bebida não tem sido capaz de atender a demanda em um momento em que os estoques estão baixos.

Os brasileiros, em média, bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia (com dados da Organização Internacional do Café – OIC). Mas se esse consumo de café antes se dava quase que 90% em cafeterias, de uns tempos pra cá a realidade tem sido outra. 

O aumento da inflação somado aos riscos de recessão nos próximos meses são apenas alguns dos motivadores dessa mudança comportamental.

O reconhecimento dos Cafés Especias

O apreço por cafés de alta qualidade . Mesmo no Brasil, esses costumes se firmam e representam segmentos com fortes altas nas parcelas de consumo, principalmente entre o público jovem. Hoje, a faixa etária entre 16 e 25 anos é a que mais se interessa pela bebida, especialmente nas grandes metrópoles.

Consumidor cada vez mais exigente

Ainda segundo a pesquisa, o público consumidor está cada vez mais exigente – 44% estariam dispostos ou muito dispostos a pagar um valor superior por um café de excelente qualidade e por isso o setor aposta na popularização dos chamados cafés gourmet e/ou especiais.

O conhecimento dos consumidores aumentou muito. Se antes era pouco comum saber reconhecer os tipos da bebida, hoje as pessoas já sabem que o café, assim como o vinho, tem tipos e particularidades que influenciam diretamente no seu sabor, aroma e preço.

Pronto para beber

As bebidas de café prontas para beber (RTD) são uma das maiores novas tendências no setor cafeeiro. RTD disparou em apenas alguns anos para se tornar um dos segmentos de mercado de crescimento mais rápido no setor de alimentos e bebidas.

Seu crescimento foi impulsionado por essas outras tendências, incluindo o foco nas tendências do café frio, conveniência e foco na saúde e bem-estar. De acordo com a Fortune Business Insights, o segmento de mercado de RTD pode exceder US$ 26 bilhões em valor até o final de 2025.

Em essência, o segmento de RTDs consiste em bebidas que são vendidas em lata ou garrafa, prontas para o consumo. O cold brew é uma parte importante do mercado de RTD, mas outras bebidas engarrafadas e enlatadas, como lattes, o preparo a frio com nitro e kombuchas também estão amplamente disponíveis.

Além de convenientes, os produtos RTD também estão normalmente disponíveis fora de cafeterias, lojas de conveniência e supermercados.

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