Quem não se importa em moer café na hora de preparar o café, é porque ainda não tomou um feito assim. O sabor e aroma é muito diferente! E o melhor é que dá pra fazer isso na sua casa ou trabalho, sabia? Vem comigo que eu te falo mais sobre isso!
Não importa a hora do dia, preparar um bom café é um ritual incrível. Para deixar este momento ainda mais gostoso, é importante dar atenção a alguns detalhes que fazem muita diferença no resultado final, como a moagem do grão.
A explicação para esta escolha é bastante simples: os compostos de aroma e sabor do café são extremamente voláteis, ou seja, evapora com grande facilidade em contato com o ar. Quando o grão de café está inteiro sua casca funciona com uma cápsula protetora, que retém todos esses compostos.
Após a moagem, com a trituração do grão, essa cápsula é rompida e seu aroma é imediatamente liberado (é quando o cheirinho bom se espalha por todo ambiente). Além disso, a maioria desses compostos são sensíveis ao oxigênio e, por terem sua superfície de contato com o ar aumentada após a moagem, entram rapidamente em oxidação, perdendo assim suas melhores características.
Se você não moer o seu café imediatamente antes da extração você jamais irá experimentar todo o potencial que o café tem para lhe oferecer.
– Oliver Strand, autor da coluna Ristretto, do New York Times.
Segundo Oliver Strand, bastam apenas 10 minutos após a moagem para que o café perca quantidade considerável de seu aroma e sabor. Contudo, há um linha menos radical (e, na minha humilde opinião, menos exigente também) que afirma que o café permanece bom para o consumo até alguns dias após ser moído!
Portanto, para ter nas mãos uma xícara de café com aroma fresco e intenso e rica em sabores, não negocie quanto a moagem fresca do café. Você não compraria um refrigerante sem gás, não é mesmo? Então por que então comprar um pacote de café moído a meses, que irá te oferecer apenas uma pequena parte do sabor e aroma originais?
Qual Moedor escolher?
Para te auxiliar nessa deliciosa tarefa de moer o café na do preparo, existem hoje no mercado diversas opções de moedores domésticos, podem ser manuais ou elétricos, com valores razoavelmente acessíveis (a partir de R$ 90,00).
Basta escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e desfrutar intensamente o prazer de saborear um café fresquinho, com o melhor que ele pode oferecer.
Elétrico (Semi-profissional)
Com este moedor, basta selecionar o grau de moagem e o número de xícaras desejadas e pronto. Por ter 18 níveis de moagem é ideal para qualquer tipo de espessura (coado, espresso, cafeteira italiana ou prensa francesa). Além disso, tem capacidade para 250g de grãos, o que lhe garante até 18 doses de café por vez. O equipamento é robusto e prático.
Elétrico (simples)
Este é um dos modelos mais básicos de moedor automático. Tem capacidade de aproximadamente 1 xícara de chá de grãos de café (70g). Uma desvantagem deste moedor é que ele não possui regulagem de granulometria, e, portanto, a espessura é definida pelo tempo de moagem, que pode variar de 10 segundos a 1 minuto dependendo do resultado esperado. Ainda assim, é uma ótima opção para quem deseja moer o seu próprio café.
Manual
O moedor de café manual, como o próprio nome sugere, não utiliza energia elétrica e necessita da força de seus braços para realizar todo o processo. Os grãos são moídos ao girar de uma manivela. Além de ser a opção mais barata, cria toda uma atmosfera especial, pois antes de o café ser levado à mesa o ambiente é tomado pelo aroma dos grãos.
Dicas de Moagem
Com o moedor de café, você consegue preparar tanto um pó bem fininho como um grosso. Pode parecer bobagem, mas o sabor do café também muda por isso.
E os tipos de moagem são esses:
- Grosso: o pó fica parecido com sal grosso. Também é conhecido como percolado e é mais usado na Prensa Francesa.
- Médio: lembra areia grossa e é ideal pra preparar café coado (Hario V60, Kalita, Clever, etc.)
- Fino: é um pouco mais fino que açúcar ou sal de mesa. A dica é usar ele nas cafeteiras com filtro ou cafeteira italiana.
- Extra Fino: é tão fino que parece talco. Tanto que os moedores de café mais simples não conseguem moer os grãos desse jeito. É utilizado para o preparo no método ibrik (turco ou árabe)
CAFÉ EM CASA: DICAS PARA UMA XÍCARA PERFEITA