fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Filtrado ou espresso? Qual café escolher? Aqui vão algumas dicas para você escolher o café ideal para cada momento do dia.

A segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água, é sinônimo de rotina. Café é encontro e vai muito além do passado pela manhã para despertar. O grão ganhou torras diferentes, novos métodos de extração, estudos de terroir e, nos últimos 20 anos, iniciou o processo de padronização de qualidade para os cafés especiais.

O café commodity, como é chamado o tradicional, passa por um processo de carbonização, ou seja, uma torra excessiva, que pode gerar um gosto amargo.

Quando consumimos cafés especiais, facilmente percebemos a diferença sensorial. Dá para sentir a doçura e a acidez da fruta já na primeira xícara.

Além de um grão especial, ainda temos diferentes métodos para extrair a bebida em casa, cada um com o seu diferencial. Veja a diferenças e qual o melhor horário para consumir cada um.

Ao acordar:

  • Café filtrado: os coados com filtros de pano ou de papel proporcionam bebidas mais limpas, sem resíduos do pó, mais diluídas e com concentração maior de cafeína. Quanto mais contato da água com o café, mais cafeína será liberada em decorrência da infusão do produto.
  • Máquina de espresso: para aqueles que não abrem mão de um café extraído sob pressão, o americano é mais diluído e, consequentemente, contém mais cafeína. Ótimo para acordar.

No meio da manhã:

  • Café filtrado: o feito na prensa francesa é mais delicado para seguir o dia em harmonia. Ela é considerada uma cafeteira ecológica por não conter filtro de papel. A moagem do grão é mais grossa para que o filtro de metal possa filtrar. Os óleos aromáticos se mantêm na bebida, porém, ficam pequenos pedacinhos dos grãos.
  • Máquina de espresso: um latte ou um cappuccino são ótimas opções, já que são bebidas com pouca concentração de cafeína e que dão a sensação de saciedade.

Após o almoço:

  • Café filtrado: a dica é utilizar a Moka, a cafeteira italiana manual que deixa o café bem encorpado. A água e o pó são levados ao fogo para executar a bebida, que fica com aspecto mais “licoroso”.
  • Máquina de espresso: espresso ou ristretto são ideais para ajudar na digestão.

Para quem gosta de tomar um café à tarde, a dica é preferir os espressos ou as versões com leite, que, nos dias mais frios, também ajudam a aquecer o corpo.

Estas são apenas umas características relacionadas à bebida, ainda podemos falar de regiões, tipos de torras, blends e afins. Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, acompanhe a #cafeinacao também no instagram.

Veja também:

Café em Casa: dicas para uma xícara perfeita


Spread the love
Café, o companheiro de viagem perfeito 6 filmes para quem ama café James Bond e o Café 7 benefícios do café para a saúde O que é o café mocha?