fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Você conhece a Aeropress? Um método de extração de café simples, prático e fácil de ser levado para qualquer lugar e que rende uma bebida deliciosa.

 

Aeropress é uma cafeteira manual criada em 2005 por  Alan Adler, um fabricante de brinquedos nos Estados Unidos. Seu produto mais conhecido até então era o Aerobie, um disco em formato de anel que pode ser lançado de uma pessoa para outra e que já vendeu mais de 20 milhões de unidades no mundo.

Logo que a Aeropress começou a ser comercializada, se tornou uma queridinha dos amantes de café por sua praticidade. A Aeropress encanta por permitir que um café coado tenha características de um espresso, como extração de açúcares e óleos essenciais, o que não ocorre com a bebida em filtro comum. No entanto, mantém a textura mais leve de um café coado tradicional.

Pode ser carregada para viagens e acampamentos, em qualquer ocasião onde não é possível ter o aparato muito complexo para fazer um café, necessitando apenas de água quente para funcionar.

A Aeropress consiste numa câmara de infusão e num êmbolo móvel que pressiona o conteúdo da câmara contra um filtro de papel ou metal.

A Aeropress usa o método de infusão (o mesmo da Prensa Francesa), com a vantagem de se poder usar filtro de papel, o que torna possível bebidas com mais acidez e clareza no sabor, e também o uso de moagens mais finas (como as do espresso e do coado), o que é crucial para quem não possui moedor em casa e compra o café já moído (o que não é o ideal).

Um enorme sucesso de vendas, a Aeropress detém hoje uma legião de admiradores e usuários do método no mundo inteiro, tendo dado origem a vários campeonatos locais e internacionais.

 

Como funciona a Aeropress

 

Extrair um café com a Aeropress é simples. Como com qualquer outro método de extração, o ideal é moer os grãos na hora de usar. O tamanho das partículas é livre, ficando a critério de quem vai preparar. Lembrando que para haver uma boa extração é preciso ajustar o tamanho da moagem com o tempo de infusão (e em menor grau, com a temperatura da água).

Para o preparo, basta encaixar um filtro de papel no porta filtro da Aeropress e escaldá-lo com água quente. Em seguida, põe-se o café moído dentro da câmara, completa-se com a quantidade de água desejada e aguarda-se o tempo de infusão. Por último basta empurrar o êmbolo até que a Aeropress comece a emitir um som leve de chiado, indicando que o líquido já passou e resta ar. Não é preciso (nem se deve) apertar até o final.

Como ponto de partida, pode-se experimentar usar 17g de café e, se você possui o moedor Hario Slim (mini), a regulagem de 11 cliques (a partir da posição fechada) para um tempo total de extração de 2’30”.

 

Aclamação mundial

A comunidade de entusiastas da Aeropress ao redor do mundo é gigantesca. A todo momento surgem novas técnicas e aperfeiçoamentos em receitas. Contudo, a comunidade é muito descentralizada, não há um lugar onde se encontre juntas as inovações. É preciso procurar por elas.

Entre as inovações mais populares estão máquinas para apertar o êmbolo com menos esforço, filtros de tipos diferentes, tampas para viagem e embalagens para viagem.

 

Formas de utilização 

Existem dois jeitos básicos de usar uma Aeropress. O primeiro, chamado de método tradicional, é o recomendado pelo manual: encaixa-se o filtro de papel, põe-se a Aeropress em pé em cima de um recipiente e a infusão acontece ali, em cima do filtro de papel. Ao final, encaixa-se o êmbolo e é realizado o aperto para filtrar.

O segundo jeito é chamado de método invertido: consiste em encaixar, em vez do filtro, o êmbolo, e usar a Aeropress de cabeça para baixo, com o êmbolo encaixado embaixo servido de base para realizar a infusão. Uma vez que ela esteja pronta, encaixa-se o filtro e vira-se a Aeropress inteira em um recipiente.

 

Granulometria

A Aeropress é um método muito versátil no que diz respeito ao tamanho da moagem. Ela aceita absolutamente qualquer tamanho de moagem e se mantém capaz de produzir boas bebidas na xícara, claro, fazendo os devidos ajustes na receita para cada tamanho. É possível realizar infusões com moagem para Café Turco e moagem para Prensa Francesa. Fazendo pesquisas na internet é possível achar receitas para todos os tipos de moagem.

 

Três curiosidades sobre esse método

1 – Prensa americana
É um outro nome da Aeropress. Esse nome faz analogia à prensa francesa, que funciona de maneira similar.

2 – Versatilidade 
Além de ser um método prático para viagens e ambientes sem energia elétrica (mas com possibilidade de aquecer a água), na Aeropress também é possível inovar. Você pode usar diferentes temperaturas de água, experimentar lotes diversos de café, alterar a espessura dos grãos, o tempo de extração e assim por diante.

3 – Competição 
Para se ter uma ideia da força deste método, saiba que em países do hemisfério norte existe um Campeonato Mundial de Aeropress, anualmente realizado desde 2008. Até agora as edições foram vencidas por belgas, um norueguês, um polonês, uma dinamarquesa, um japonês e um eslovaco. No Brasil, o campeonato acontece desde 2016,

 

Aeropress – O Filme

Em 2019 foi lançado o filme The Aeropress Movie, que conta a história da criação e da aclamação mundial da Aeropress.

AEROPRESS MOVIE | A Story Of An Iconic Coffee Maker from European Coffee Trip on Vimeo.

 

Veja também:

AS MELHORES RECEITAS DE AEROPRESS DO MUNDO

 


Spread the love