fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Ao longo dos anos, as cafeterias se tornaram muito mais do que apenas um lugar para tomar um café delicioso.

Desde que as primeiras cafeterias foram criadas, elas têm sido utilizadas como lugares sociais de reunião e pontos de encontro para o público. Paralelamente ao desenvolvimento das cafeterias veio a “cultura do café”, um conjunto de tradições e regras sobre o modo como os cafés são usados ​​e a maneira como essas deliciosas bebidas são apreciadas.

Os cafés estão por toda parte, não apenas nas ruas movimentadas de nossa cidade, são amados globalmente. Eles oferecem uma atmosfera calorosa e convidativa, com foco no interiores e na estética do espaço, bem como nos serviços que oferecem, visto que alguns cafés abrigam múltiplas funções

Portanto, a pergunta permanece: como as cafeterias estão explorando hoje a criação de novos espaços que são interessantes e trazem nova vida a esta cultura?

Localizado em Chaoyang, China, o Blufish Yingke é uma cafeteria durante o dia e um bar à noite. SODA Architects combinou diversas morfologias espaciais físicas com imagens virtuais dinâmicas, permitindo que a atmosfera do espaço seja alterada ao longo do dia.

Durante o dia, o ambiente branco puro e elegante proporciona um lugar tranquilo para as pessoas descansarem. À medida que a noite cai, os corais ondulantes e os peixes nadando se tornam os protagonistas. O dia e a noite vão e vêm, e este espaço de 30 m² alterna-se entre café e bar. O fundo branco puro e as imagens surpreendentes transmitem as emoções do espaço, tornando o espaço mutável e fascinante.

Option Coffee Bar projetado por TOUCH Architect está localizado no centro da cidade de Udonthani, Tailândia. O espaço possui três funções principais: café, restaurante e bar, juntos em um ambiente compartilhado; café e padaria de manhã, restaurante de dia e bar de cervejas artesanais à noite.

Uma simples caixa branca foi criada para expor o contraste do contexto, evidenciando os elementos de arte no interior. Isto facilita a atenção dos olhos das pessoas ao redor do local enquanto gera uma atmosfera ‘simplesmente diferente’, onde todos os materiais estão em preto e branco. Esta caixa permite a entrada de luz natural do exterior para o interior durante o dia para um café, enquanto cria um efeito de coloração a partir da iluminação multicolorida do interior durante a noite como um bar, despertando as sensações dos clientes ao alterar as emoções durante a linha do tempo.

Option Coffee Bar 
Option Coffee Bar / TOUCH Architect. Imagem © Metipat Prommomate

COFFICE é uma iniciativa multifacetada projetada pela GASPARBONTA & Partners. O conceito central é uma combinação inteligente de uma cafeteria descontraída, um espaço de trabalho e um bar, todos no mesmo espaço. Cada função acontece em um período diferente do dia, enquanto o tamanho e a abertura dos espaços necessários para os usuários variam e, no entanto, precisam representar os diferentes humores.

A continuidade proporciona um certo aconchego para aqueles que estudam durante o dia, sendo uma alternativa para aqueles que tomam um coquetel à noite, ou seja, um lugar para estudar, trabalhar ou para tomar um café durante o dia. Trabalhar, beber, dormir, repetir.

Coffice / GASPARBONTA. Imagem © Balint Jaksa
Coffice / GASPARBONTA. Imagem © Balint Jaksa

Ohvenu Cafe, projetado por YOLLLLEY STUDIO, é um café composto de um espaço interno e um terraço externo. Ao pôr-do-sol, o interior transforma-se num terraço monótono enquanto o sol poente apresenta uma vista magnífica através do vão entre os edifícios que circundam o local.

A equipe de projeto exagerou intencionalmente a escala da porta que leva ao terraço no final do balcão do bar, ofuscando a fronteira entre o interior e o terraço, levando o pôr-do-sol e a vista noturna da cidade para o interior do espaço.

Ohvenu Cafe / YOLLLLEY STUDIO. Imagem © Yong-joon Choi
Ohvenu Cafe / YOLLLLEY STUDIO. Imagem © Yong-joon Choi

Livraria Rong Bao Zhai do ARCHSTUDIO se localiza em uma famosa rua de Pequim, chamada de Liulichang, e originalmente ocupada por uma livraria que vendia pinturas chinesas, publicações com caligrafia à mão e livros antigos. Na tentativa de atualizar sua premissa de livraria tradicional, o escritório pretendia aliar livraria e cafeteria, atraindo mais leitores com seu modelo de gestão compartilhado e experiências diversificadas.

Acompanhados de uma xícara de café perfumado, os usuários se comunicam com os outros, com os livros e a natureza, criando um ambiente de leitura relaxante e confortável em um ritmo lento. Buscando transformar a imagem pesada e rígida das livrarias tradicionais, o novo projeto faz uso de prateleiras metálicas leves para integrar melhor as diferentes funções que acontecem no espaço. O uso de vegetação entre as prateleiras proporciona  aos leitores a sensação de estar em meio à natureza e, ao mesmo tempo, ajustam o microclima interno. 

Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO. Imagem © Wang Ning
Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO. Imagem © Wang Ning

9 ¾ Livraria + Café, projetada pela PLASMA NODO, é uma livraria especializada em crianças, embora, os adultos sejam igualmente bem-vindos para participar da diversão. A empresa acredita que as cidades precisam de locais de encontro acolhedores e agradáveis, que nos recebam e nos convidem a aprender se divertindo com nossas famílias e amigos, locais onde as pessoas não só compram, mas também se divertem.

As áreas para crianças no 9 ¾ são pequenos esconderijos ou lugares onde elas podem desenhar, descansar e brincar enquanto aprendem e desfrutam de um bom livro. Para os adultos, há salas de leitura particulares e também mesas para compartilhar, todas cercadas por um interior com materiais quentes, além de móveis e objetos de decoração que falam da alegria que uma boa história de um livro nos proporciona. Eles acreditam na imaginação, na magia, nos sonhos, nas lembranças, no conceito de que as melhores ideias e conversas são acompanhadas de uma boa xícara de café.

9 ¾ Livraria + Café / PLASMA NODO. Imagem © Daniel Mejía
9 ¾ Livraria + Café / PLASMA NODO. Imagem © Daniel Mejía

Hoje, associamos uma cafeteria com outras coisas além do consumo de café. É um local de trabalho tanto para estudantes quanto para trabalhadores, um lugar para conversar, socializar, e mais além. A cultura do café agora vai além de uma simples parada, e continuará a evoluir para integrar novos propósitos a serem cumpridos.

Fonte: https://www.archdaily.com.br/

Veja também:

Por que tantas lojas têm cafeterias?


Spread the love
Café, o companheiro de viagem perfeito 6 filmes para quem ama café James Bond e o Café 7 benefícios do café para a saúde O que é o café mocha?