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Como Seattle, considerada a “capital do café especial” nos Estados Unidos, vem se tornando o primeiro polo mundial de startups de tecnologia aplicada ao café?

Localizada no estado de Washington, nos EUA, a cidade de Seattle respira café. Além de ser berço da maior rede de cafeterias do mundo, a Starbucks, reúne o maior número de coffee shops independentes por metro quadrado no país e leva o segundo lugar em maior número de cafeterias por habitante, apenas atrás de San Francisco, na Califórnia.

primeira cafeteria da rede starbucks, localizada na cidade de Seattle
Primeira unidade da Starbucks, na cidade de Seattle

O consumo de café é impressionante. E faz jus ao título de “capital do café especial”. Seattle supera qualquer outra cidade norte-americana nesse quesito, com um gasto médio de 36 dólares mensais em café por cada um dos seus pouco mais de 700 mil habitantes. E coleciona diversos títulos de America’s Top Coffee City pelas mais diversas publicações do ramo. 

A tecnologia também é muito presente por lá. Seattle é nada menos do que a cidade onde nasceram e estão sediadas duas das maiores empresas de tecnologia do mundo: a Microsoft e a Amazon. E o resultado dessa mistura não poderia ser diferente. A cidade vem se tornando um polo de startups dedicadas à combinação entre tecnologia e café, as chamadas Coffee Techs

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Conheça algumas das startups Coffee Tech de Seattle que vem se destacando:

Atomo Coffee

Atomo Coffee desenvolve o que chama de café molecular. O produto contêm a mesma quantidade de cafeína e todos os elementos tradicionais de uma boa xícara de café, mas com uma diferença: a origem da bebida não é o grão do café. A proposta da empresa é, não só trazer uma maior variedade de sabores e possibilidades, mas também de oferecer uma opção que eles chamam de mais sustentável. A repercussão em relação à Atomo é enorme, resultando até no apelido de “a Tesla do café” por diversas publicações do ramo.

Bean Box

Bean Box é um clube de assinatura de cafés que já conta com mais de 50 mil assinantes e levantou recentemente um investimento de 250 milhões de dólares. Sua diferença para os demais clubes de assinatura é o uso da inteligência artificial. O sistema seleciona, entre os blends possíveis, as opções que serão entregues com base em uma análise do perfil e das avaliações do assinante, aumentando com o tempo os acertos nas opções que mais vão agradar o cliente, mas também mantendo vivo o fator surpresa.

Bottomless

Bottomless também é uma startup que usa a tecnologia para se diferenciar dos serviços tradicionais de assinaturas de café e, após participar do disputado programa de aceleração Y Combinator, recebeu um aporte recente de 2 milhões de dólares para se expandir. A ideia é manter o assinante sempre com café fresco em casa. Ao assinar o serviço, você recebe gratuitamente uma espécie de mini-balança conectada e, assim que o café estiver próximo de acabar, eles já providenciam o envio de um novo pacote.

Decafino

Decafino criou um produto, também inovador, que descafeina o café direto na xícara. Semelhante a um saché de chá, ele é inserido na bebida, que tem a cafeina extraída em questão de minutos, em um processo que, segundo a empresa, é totalmente natural e livre de substâncias químicas.

Yave

Yave utiliza blockchain para rastrear toda a cadeia do café, ajudando a enxergar os pontos do processo onde se pode ganhar mais eficiência, além de conectar o público final ao produtor dos grãos. A startup também oferece uma plataforma que permite pagamentos digitais automáticos e a gestão das transações de cada etapa, trazendo transparência também às questões contratuais do processo.

Onda Origins

Onda Origins é uma spin-off de uma torra e cafeteria independente da cidade. A startup vende o café torrado, mas com uma diferença: combina blockchain e realidade virtual para que o consumidor possa não só ter informações sobre a origem do café, mas também visualizar a plantação e a fazenda de onde aquele café em específico foi colhido. A ideia é descomoditizar o café através das suas origens, e já vem trabalhando a tecnologia com fornecedores da Guatemala e disponibilizando os produtos nas suas lojas físicas e online. O objetivo, no entanto, vai além: é ter seus cafés nas prateleiras do varejo do mundo todo.

Joe Coffee App

Joe Coffee App é um aplicativo para que coffee shops independentes possam competir com grandes redes, como a Starbucks, por exemplo, que tem mais de 130 lojas só em Seattle. A solução oferece um marketplace para as marcas, serviço de delivery, além da possibilidade de ser atendido sem fila e ganhar pontos e descontos específicos por meio de uma dinâmica de gamificação.

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