fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Se você for como eu, viajar significa visitar cafeterias.

Conhecer uma cidade ou país, tomando muitos cafés. Os cafés e as pessoas que você encontra e conversa enquanto está numa cafeteria são um recurso valioso ao viajar – eles podem fornecer informações locais preciosas, e passar o tempo em cafeterias é uma ótima maneira de sentir a atmosfera e a cultura de uma cidade.

Como alguém que costumava trabalhar no mercado de cafés especiais – como dono de cafeteria & torrefação, produtor de eventos – estou familiarizado com a necessidade de visitar todos os cafés de uma determinada cidade. Eu até planejei viagens em torno do café. Mas mesmo que você apenas goste da bebida (e queira tirar algumas fotos de um latte art para postar no Instagram), vale a pena contemplar como os cafés podem melhorar sua viagem.

café e viagem

O café é uma bebida verdadeiramente universal e agora pode ser encontrado em quase todos os cantos do mundo. O crescimento dos cafés especiais na última década foi impressionante, com a maioria das cidades agora apresentando um cenário próspero. Como um bônus, a cafeína lhe dará a energia necessária para chegar ao seu destino e explorá-lo realmente.

Aqui estão algumas dicas e ideias sobre como usar o café como o melhor guia de viagem, companheiro e instigador social:

Uma nota rápida antes de começarmos: este artigo se concentra em cafés especializados ou independentes de terceira onda.

Guias de café e planejadores de viagens


Depois de decidir onde visitar, um bom começo para encontrar cafeterias é o seu mecanismo de pesquisa favorito – embora esteja ciente de que pesquisar “cafeterias em São Paulo” trará muitas opções, a maioria das sugestões não vale a pena visitar. Pesquisar hashtags do Instagram é outro lugar fácil de fazer pesquisas (#sanfranciscocoffeeshops, #cafesembuenosaires, por exemplo).

A seguir, existem alguns guias, sites e aplicativos úteis voltados exclusivamente para encontrar as melhores cafeterias em uma determinada área. No Reino Unido, o Independent Coffee Guide publica um guia por ano para as várias regiões, bem como para a Irlanda. Londres e Nova York têm seus próprios guias, porque você precisa de boa sorte para navegar por seus inúmeros cafés sem eles.

Best Coffee é um site e aplicativo que é constantemente atualizado com novos cafés escolhidos por especialistas em café e cobre muitas cidades ao redor do mundo, de Auckland a Madri a Cingapura. O aplicativo não é gratuito, mas é um ótimo recurso se você estiver visitando qualquer uma das cidades que abrange. Se você está indo para a Austrália, o Beanhunter é o app para você.

Indo um pouco mais a fundo, o site Sprudge tem uma série de guias de cidades. Esses artigos são mais detalhados do que a maioria, oferecendo cinco ou mais dos melhores cafés de uma determinada cidade, com informações que incluem o que o café é servido e como é feito. Brian’s Coffee Spot é outro bom recurso, cobrindo a Europa, América do Norte e Leste Asiático com artigos detalhados, mapas e galerias de fotos.

Planeje sua viagem em torno do café


Em 2018, eu e minha esposa fizemos uma viagem San Francisco a Los Angeles via Big Sur, descendo pelo litoral da California. Uma boa parte das paradas nesta viagem foram relacionadas ao café: San Francisco e e Los Angeles têm cenas estelares de café, para começar, enquanto quase todas as cidades em que paramos, não importa quão pequenas, tinham algo a oferecer em termos de café.

Visitar cafeterias e conversar com os baristas que lá trabalham é uma boa maneira de conhecer uma cidade e obter recomendações de outros lugares para visitar. Por exemplo, encontramos Sightglass Coffee porque um barista em uma parada anterior passou a dica. Dentro de um grande armazém de tijolos, localizado em um bairro fora do “hype”, longe dos destinos turísticos mais populares, encontramos um grupo de pessoas ansiosas para conversar e nos dar recomendações adicionais – além de um lugar no mezanino, um espresso esplendido, e uma visão da operação de torrefação em pleno andamento.

Da mesma forma, enquanto estava Golden Gate Park, vi uma pessoa com um copo to go de café e, portanto, tinha muita chance da cafeteria ser ali perto. Como diz o ditado, de onde sai fumaça, tem fogo! A cafeteria ficava literalmente me frente ao parque e acabou sendo uma das melhores experiências de café que tive na cidade.

Cafeterias em San Francisco - Califórnia

A lição aqui: converse com o barista, peça indicações

Como faço para saber se este café está bom antes de ir?


Esta é uma questão importante, porque há tantos cafés em qualquer cidade que sempre há uma chance de o que você escolheu ser uma decepção. Então, como você pode decidir de antemão? Aqui estão algumas dicas:

Como é o Instagram deles?

Se você vir muitas fotos tiradas cappuccinos com um bom latte art e chaleiras derramando água quente sobre um método de preparo legal, provavelmente vale a pena visitar. Definitivamente, isso não pode garantir a qualidade do café, mas pelo menos é um sinal de que a empresa se preocupa o suficiente para colocar esforço em sua conta.

Quem torra seus cafés?

Se eles torrarem seus próprios, há uma melhor chance de o café ser decente (ou pelo menos fresco). Se eles comprarem café de torrefações, veja quem os fornece – são empresas especializados de renome na cidade ou país? Isso é um bom sinal. É uma microtorrefação local cujo site mostra um braço tatuado girando alguns grãos torrados em uma bandeja de resfriamento? Também tem chances de ser um bom café.

Que tipo de máquina de café espresso eles usam?

Esta é uma generalização massiva, mas minha regra é que se uma cafeteria que eu quero visitar tem uma boa máquina de espresso, então provavelmente valerá a pena dar uma olhada.

Não posso simplesmente beber o café do hotel?

Bem, você pode, mas provavelmente não será bom. Alguns hotéis estão começando a levar o café mais a sério, e alguns até têm cafés completos em seus saguões, mas sua melhor aposta, se você está tentando economizar dinheiro, é levar um pacotinho na mala, um moedor manual e algum tipo de método de preparo transportável (a AeroPress é popular entre os viajantes por sua qualidade e robustez).

Com opções como essa, e a crescente onipresença de um excelente café em todo o mundo, realmente não há desculpa para não beber um bom café durante a viagem.

Os cafés são uma ótima alternativa, juntamente com os pubs e bares como uma forma de conhecer novas pessoas e explorar a cultura local. Acredite em mim, eu tenho feito isso há anos!

Obtenha mais inspiração de viagem, dicas e ofertas exclusivas seguindo a @cafeinacao no instagram.

Veja também:

Café e Viagens, feitos um para o outro


Spread the love