Em um horizonte não muito distante, a separação entre cafeterias e torrefações será cada vez mais incomum na cena de cafés especiais.
É bastante razoável crer que no próximos anos haja uma benéfica pulverização de marcas de cafés de reconhecimento local, como claramente ocorreu no mercado das cervejarias artesanais.
Para a nova geração de consumidores de cafés especiais que vem se formando no Brasil a data de torra já se tornou uma das informações mais relevantes e básicas.
Esse novo perfil de coffee-lovers que vem crescendo no país, é perfeitamente capaz de diferenciar data de validade de data de qualidade.
Por isso, café de torra fresca se tornou indispensável aos paladares desses consumidores mais exigentes.
Nesse sentido, as micro-torrefações, dentro e fora das cafeterias, são perfeitamente capazes de atender a demanda desses novos consumidores.
As grandes torrefações possuem um processo logístico complexo que passa por grandes armazéns e centros de distribuição, para posteriormente enviar os grãos para as cafeterias.
Com um processo logístico menos complexo e uma proximidade com os clientes finais, as micro-torrefações são mais ágeis.
Uma coisa que podemos concluir, é que as micro-torrefações vieram pra ficar no Brasil.