Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social em seu trabalho.
Entre os anos de 2002 e 2014, o maior nome da fotografia brasileira percorreu o mundo visitando plantações cafeeiras e registrando o dia a dia no cafezal.
O café, as plantações cafeeiras e o trabalho de produtores em dez países são o tema do Livro “Perfume do Sonho”.
Sebastião Salgado visitou países como a Índia, a Etiópia, a Colômbia, a China, a Costa Rica e a Tanzânia, para montar sua homenagem aos homens e mulheres que trabalham no plantio do café.
Em seus retratos marcantes, vemos a história de trabalhadores que caminham quilômetros por estreitos caminhos ou se embrenham em selvas úmidas e perigosas no lombo de mulas para chegar ao cafezal.
O tema do estudo, que também virou um livro, é um velho conhecido de Sebastião, que costumava ajudar o pai fazendeiro em Minas Gerais, na secagem dos grãos.
“Mostro a jornada que envolve pessoas, paisagens e o harmonioso relacionamento com a terra, ilustrado através de expressivas e emocionantes imagens em preto e branco”.- Sebastião Salgado
Acesse o link para saber mais sobre esta e outras publicações do fotógrafo.