Definido pelo sociólogo urbano Ray Oldenburg como um ponto de encontro público informal que serve à comunidade, o “terceiro lugar” tem sido parte integrante da sociedade humana há séculos.
Enquanto a casa (1º lugar) é privada e o trabalho (o 2º lugar) oferece uma experiência social estruturada, os 3º lugares são ambientes públicos mais descontraídos onde as pessoas podem se encontrar e interagir.
O rótulo de terceiro lugar pode ser aplicado a uma variedade de espaços sociais diferentes
Mas, para muitos, o exemplo mais proeminente é uma cafeteria: um local de encontro informal e amigável para conversar com amigos e até mesmo conhecer novas pessoas.
Em 1989, o sociólogo urbano Ray Oldenburg publicou um livro marcante, “The Great Good Place”, no qual examina o “3º lugar” em todas as suas várias formas, desde cervejaria e livraria a cafés e bares.
No livro, ele descreve o terceiro lugar como “o coração da vitalidade social de uma comunidade” e destaca oito características-chave que ela deve ter.
– Espaço neutro– Um local onde todos são iguais (ou seja, sem foco no status de um indivíduo)– Uma casa longe de casa– A atividade principal é a conversa
– Um humor lúdico no ar– Um lugar discreto– Acessível– Clientes regulares
Baseando-se em exemplos ao longo da história, Oldenburg argumenta que em qualquer democracia forte e saudável, os cidadãos devem equilibrar seu tempo entre trabalho, casa e o terceiro lugar.