Café e seus  benefícios medicinais

Razões não faltam para vermos o café como a bebida mais consumida no mundo inteiro, ainda mais agora que foi descoberto, que o café conta com potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos minerais em pequenas quantidades além da cafeína.

O café possui também aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. 

Agora confira uma curta lista dos benefícios medicinais (ou nem tanto assim) do café.

Expectativa de vida

De acordo com pesquisadores, homens que bebem de três a quatro xícaras de café por dia têm um ganho de 10% na expectativa de vida, já para as mulheres esse número sobe para 13%. Isso ocorre devido ao fato do café ser uma das maiores fontes de antioxidantes.

Melhora a resistência em atletas

O consumo de cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, melhorando a resistência e a coordenação em esportes com raquete e de alta intensidade como correr, nadar e remar, por exemplo.

Cuidando do seu fígado

Muita pouca gente sabe disso, mas beber café preto realmente melhora o seu fígado.

Cuidando da sua vesícula

Cafeína também faz cair o risco de pedras na vesícula.

Prevenir o câncer

Alguns estudos demonstram que o café ajuda a prevenir determinados tipos de câncer, como os de mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto, pois contém antioxidantes como ácido clorogênico, cafeína, tocoferóis, melanoidinas e compostos fenólicos.

Diminui o diabetes

Ficou comprovado que os ácidos clorogênicos e trigonelina alcaloide presentes no café ajudam na redução de glicose e insulina. 

Evita problemas respiratórios

A cafeína possui um efeito broncodilatador e reduz a fadiga dos músculos respiratórios.  Diversos estudos comprovam que a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolver os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores.