fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Paraty, uma cidade no litoral do Rio de Janeiro, que combina o charme das vilas históricas brasileiras com praias de águas transparentes e ilhas lindíssimas.

 

Na divisa entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Paraty é uma cidade pequena, e pra lá de charmosa, que recentemente (Julho de 2019) Paraty e Ilha Grande receberam o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

Linda e histórica, a cidade é um dos destinos mais inusitados do Rio de Janeiro. O tom vivo das casas coloniais contrasta com a beleza natural da Mata Atlântica. O destino é conhecido ainda por ser bem completo: aliando pontos turísticos históricos de peso, arquitetura colonial, pousadas charmosas, vegetação exuberante, ecoturismo, cultura e gastronomia impecável.

Paraty - Rio de Janeiro

Situada na Rota do Ouro e no ponto final da Estrada Real, Paraty era o lugar de passagem para as riquezas que vinham de Minas Gerais, além, é claro, de ser uma grande produtora de cana-de-açúcar. Aliás, a característica canavieira se mantém até os atuais.

Não à toa, algumas das melhores cachaças do Brasil são produzidas aqui. Aproveite a viagem para visitar alambiques e degustar esta joia líquida. O Engenho D’Ouro e a Cachaça Pedra Branca são alguns dos que oferecem a visita guiada.

Em uma visita à Paraty, vale ainda conhecer as várias cachoeiras da região. A cachoeira do Tobogã e poço do Tarzan e a cachoeira da Pedra Branca e poço Usina são as mais conhecidas.

Também compensa agendar um passeio de escuna, que são ideais para desbravar a Costa Verde. Vale a pena buscar tours que incluam a praia da Lula, a praia Vermelha, a praia da Conceição, a Ilha Comprida, a Ilha da Cotia, a Lagoa Azul, o Saco da Velha, a Ilha do Algodão e o Saco de Mamanguá. Se desejar mais privacidade e estiver com dinheiro de sobra, opte por passeios de lancha.

Imperdível ainda é a visita ao Centro Histórico super bem conservado de Paraty, que conta com várias lojas de artesanato, ateliês de artistas de Paraty, exposições de fotografia e uma infinidade de livrarias. Com muita vocação cultural, a cidade sedia ainda a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty.

Demorei para conhecer, mas já entrou para a lista de destinos preferidos. Tanto que já fui à Paraty duas vezes este ano: a primeira em abril, e recentemente durante uma viagem em que o destino era Trindade (conteúdo para um próximo post). As duas experiências foram inesquecíveis e por isso, resolvi escrever e compartilhar com vocês minhas melhores dicas para curtir essa cidade linda.

Paraty

 

1. Road Trip até Paraty

Para quem é fã de road trip e está indo de São Paulo – como foi o meu caso – o passeio já começa pela estrada. As rodovias Ayrton Sena / Carvalho Pinto  são bem seguras e dá para aproveitar muito a viagem, já observando as belas paisagens no caminho.

Para quem vem de outras localidades do Brasil, Paraty fica mais ou menos no meio do caminho entre São Paulo  e Rio de Janeiro ,  então é interessante chegar até uma dessas duas cidades.  Se você optar por viajar de carro, esta é a distância entre as cidades :

São Paulo – Paraty (270 km) / Rio de Janeiro – Paraty (240 km) / Angra dos Reis – Paraty (100 km) / Trindade – Paraty (24 km).

 

2. Como escolher sua Pousada em Paraty

Onde ficar é uma das coisas mais importantes a se decidir quando vamos viajar. É essencial levar em consideração a sua programação e até o seu orçamento para escolher qual é a melhor opção.

Centro Histórico de Paraty é literalmente o coração da cidade, onde estão as principais lojas e de onde a maioria dos passeios saem. Para preservar sua conservação, não é permitido o tráfego de carros e as ruas são bem acidentadas. Uma dica importante é: Vá sem salto!

Já que é no Centro Histórico que as coisas acontecem, para quem gosta de comodidade, é uma boa opção ficar próximo.

Confira a lista das melhores pousadas em Paraty, as mais reservadas pelos turistas da booking.com. É  muito importante se hospedar nesses lugares incríveis, principalmente se você quiser curtir a cidade e aproveitar a noite e os restaurantes nesta região. Sempre tem atrações musicais, o que torna a vida noturna bem animada.

Inclusive, Paraty é uma grande referência culinária, o lugar perfeito para quem gosta de apreciar experiências gastronômicas inesquecíveis.

Agora, se você procura por noites mais tranquilas, prefira se hospedar em locais mais afastados. Geralmente, as pousadas oferecem serviço de translado para o Centro Histórico, basta agendar e ficar atento aos horários.

 

3. Comer e beber em Paraty

Outro motivo para visitar (e amar) Paraty é a gastronomia local. Restaurante gostoso é o que não falta, e atenção  aos apaixonados por café, porque também tem uma cafeteria / torrefação que é destino obrigatório:

  • Banana da Terra (Rua Dr. Samuel Costa, 14): Cozinha local deliciosa e excelente atendimento! O primeira da lista TEM QUE IR.
  • Margarida Café (Praça do Chafariz – Centro Histórico): Um dos “points”  da cidade, além de um delicioso cardápio, também tem uma carta interessante de drinks.
  • Thai Brasil (Rua do Comércio, 308 A): Para quem gosta de comida tailandesa e um pouquinho apimentada, o Thai Brasil é uma excelente pedida.
  • Montañitas Cafés Especiais (Rua da Matriz,esquina com Rua da Lapa – Centro Histórico) destino obrigatório dos apreciadores de bons cafés, uma cafeteria / torrefação de cafés especiais que certamente é a melhor opção da cidade.

 

4. O mar de Paraty

As praias não poderiam ficar de fora das nossas dicas, afinal, Paraty ainda é Rio de Janeiro e também foi contemplada com paisagens lindíssimas, ainda que mais calmas e tranquilas.

Que tal colocar o pé na areia e ainda conhecer um pouco mais da história da cidade? A Praia de Paraty-Mirim tem muita sombra, águas super verdes e vários casarões antigos para descobrir, além de abrigar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E não precisa se preocupar: a praia tem estrutura de bares!

Uma das melhores praias do país para praticar surfe é a Praia do Cepilho. Envolta de pedras, com areia fofinha e águas transparentes, ela é super famosa pelas ondas perfeitas e ideais para o esporte. Conta com um bar e até um pequeno riacho, para quem gosta daquele banho de água doce depois do mar.

Praia da Ponta Negra é ideal para quem gosta de aventuras e esportes. Nela, o snorkel se destaca, por conta das águas verde claras e o surfe atrai muitos turistas. Além disso, na baixa maré, são formadas piscinas naturais, que deixam o visual da praia ainda mais lindo.

Praia do Sono é, sem dúvidas, uma das mais bonitas da região. A extensão da praia conta com muitas amendoeiras, que fazem sombra e até dispensam o uso do guarda-sol. Além disso, há bares simples, com tudo o que se precisa para aproveitar o dia na areia. Muito frequentada por surfistas, a paisagem se completa com os barcos dos pescadores e a água transparente.

Praia dos Antigos fica em uma área de preservação ambiental e também é de tirar o fôlego. O mar é calmo e as águas, transparentes. A harmonia especial fica por conta da Mata Atlântica, que está ao redor. É possível chegar nessa praia por meio de uma trilha que sai da Praia do Sono – são 45 minutos de caminhada e lindas paisagens.

Ilha do Pelado é outra praia incrível de se conhecer, já no caminho para Angra dos Reis. É bem menos conhecida, visitada principalmente por moradores da região, mas oferece estrutura para turistas, com bares espalhados pela orla. Nela, a atividade mais indicada é o mergulho, já que as águas são calmas e transparentes.

 

5. Passeios Culturais em Paraty

Voltando às opções de passeio em terra firme, caminhar pelo Centro Histórico é algo que nos oferece uma viagem incrível ao passado daquele lugar. As fachadas tombadas e as ruas acidentadas nos ajudam a imaginar como era viver ali no passado.

Durante essa caminhada, é interessante reservar algumas horas para conhecer a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra de Paraty que funciona na Igreja Santa Rita, cartão postal da Cidade. Visite as exposições, a programação é sempre muito completa.

Paraty respira arte e cultura. Outra dica maravilhosa é conhecer as Galerias de Arte que estão espalhadas pela cidade.

Outras opções de passeios:

  • Visita aos Alambiques de Cachaça Artesanal, hoje em dia Paraty conta com 7 alambiques em funcionamento, antigamente contava com mais de 100.
  • Caminho do Ouro – A Estrada Real ou Caminho do Ouro em Paraty, foi construída pelos escravos, entre os séculos XVII e XIX, ligava Minas Gerais a Paraty, por onde descia o ouro dos portugueses. A visitação só é permitida com guias autorizados, pois atravessa propriedades particulares.

 

6. Os melhores hotéis e pousadas de Paraty

Com foco em hospedagens mais intimistas e acolhedoras, não há grandes redes de hotéis ou resorts no destino. Mesmo assim, Paraty desponta com boas opções de lugares para ficar, onde a hospitalidade é realmente valorizada. Selecionei as 5 melhores pousadas para se hospedar em uma viagem a Paraty.

E se já estiver planejando sua viagem, não deixe de conferir as opções de hotéis em Paraty em até 12x sem juros na Booking.

Casa Turquesa

Boutique Hotel Carpe Diem

Casa Mar Paraty

Rumo dos Ventos

Pousada Literária

 

Espero que vocês tenham gostado das dicas para curtir Paraty, esta cidade linda e cheia de história para nos contar. Me sigam no Instagram também, para ver muitas dicas de cafés, viagens e lifestyle!

 

Veja também:

COMUNA DO IBITIPOCA: UM HOTEL ONDE O LUXO E A SIMPLICIDADE SE ENCONTRAM


Spread the love