Escolha uma Página
Spread the love

Café e Cultura, um percurso no Acervo MIS reúne imagens feitas pelo fotógrafo Guilherme Gaensly da produção desse grão tão importante no desenvolvimento social e cultural de São Paulo.

 

Dentro da programação do SP Gastronomia, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – apresenta o projeto Café e Cultura, que busca resgatar as origens que tornaram o café tão importante no desenvolvimento social e cultural da cidade e do estado de São Paulo. Entre os dias 15 e 27 de outubro, o Museu traz uma exposição inédita sobre o tema, a partir de curadoria exclusiva no acervo do próprio museu; além de exibição de filme e bate-papo, todos com entrada gratuita.

 

PROGRAMAÇÃO

 

EXPOSIÇÃO |  “Café, um percurso no Acervo MIS”
Abertura 15.10, às 18h | Hall de Entrada | VISITAÇÃO de 16.10 a 27.10

Com curadoria da equipe de pesquisa e acervo do próprio museu, que vem desenvolvendo consistentes trabalhos nas áreas relacionadas, a seleção reúne importantes registros do fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly e destaca a participação dos trabalhadores para o cultivo do café.

15.10, às 19h | PALESTRA | “Patrimônio Cultural e Café” | com Cleber Papa [diretor cultural do MIS, diretor de teatro e ópera e pesquisador]*

Um panorama das contribuições efetivas e fundamentais à vida cultural e à construção estado de São Paulo a partir do clímax da agricultura do café nos séculos XIX e XX até a contemporaneidade fazendo um paralelo das múltiplas atrações de público a espaços culturais a partir do apelo gastronômico do café na contemporaneidade.

15.10, às 20h | Sessão Acervo | Filmes: São Paulo do café à indústria e O café*

São Paulo do café à indústria (Direção: Walter Rogério, curta-metragem, 15 minutos, Brasil)
Por meio de imagens de arquivo, o filme faz um relato histórico do desenvolvimento brasileiro, destacando-se a indústria de São Paulo, cuja principal atividade econômica é o café. Mostra que as raízes da indústria e modernização urbana estão ligadas à prosperidade cafeeira do Planalto Paulista, cujos efeitos refletiram-se nessa paisagem urbana e cultural. Surgem novas necessidades e a mão-de-obra escrava é substituída por imigrantes que trazem para o Brasil novos hábitos e costumes. Documentário filmado em table-top, utilizando fotografias da época.

O Café (Direção: Humberto Mauro, Documentário, 33 minutos, Brasil)
A trajetória do café no Brasil: o plantio, a colheita, o beneficiamento, o transporte, a distribuição e o consumo. O reflexo do poder econômico do café na cidade de São Paulo.

15.10, das 18h às 22h | Degustação de café em parceria com a Orfeu Cafés

Orfeu é o café brasileiro mais premiado do mundo. Certificado na Categoria de Cafés Especiais e cultivado nas altas montanhas do Sul de Minas, os grãos 100% Arábica são os melhores de cada colheita. Todo o processo é feito dentro das nossas fazendas, do plantio à embalagem, levando todo o frescor da origem à xícara.

 

SOBRE O SP GASTRONOMIA

 

31 dias com mais de 200 atividades gastronômicas nas 16 macrorregiões do Estado e a participação de centenas de milhares de pessoas. Uma celebração da identidade, da potência e da diversidade da culinária de São Paulo, envolvendo produtores, chefs e restaurantes. Um programa com alto impacto na geração de renda e emprego, no estímulo ao turismo, no desenvolvimento da economia criativa e na construção de uma imagem positiva do Estado. Uma excelente oportunidade de comunicação, engajamento e venda para marcas de diversos segmentos. Saiba mais em: http://spgastronomia.sp.gov.br/

Exposição Café e Cultura no MIS

 

Saiba mais:

TOP 10 DICAS PARA TIRAR FOTOS COM CELULAR


Spread the love