fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Se você, assim como eu, adora tirar fotos de cafés e comidinhas, para compartilhar no seu instagram, confira essas dicas para suas fotos se destacarem, entre tantas outras que passam pela timeline.

 

O instagram é uma mídia social onde o objetivo é compartilhar imagens dos seu momentos. Certo? Mas entre milhares que passam por sua timeline, não encontrar fotos de cafés e comidinhas é quase impossível.

Além dos cliques mais normais que todos nós já tiramos em alguma cafeteria ou restaurante, (e que nem sempre são dignas de um post), tem gente apostando na produção e publicando cliques dignos de profissionais.

Tirar boas fotos de cafés e comidinhas, porém, vai muito além de simplesmente fazer alguns cliques com a câmera do celular. É preciso achar a luz certa, criar composições, pensar nas cores e enquadramentos. Uma foto bem-feita certamente ajudará destacar entre tantas outras na timeline do Instagram.  Confira!

 

Pesquise referências

 

Treine o seu olhar.  Observe com mais atenção as fotos de revistas, em outros perfis do Instagram, comerciais de TV, e onde mais você ver fotos que goste. Isso irá te ajudar a alimentar a sua “biblioteca criativa” para que possa desenvolver as a suas próprias ideias.

Veja aqui 10 perfis no instagram que me inspiram!

 

Planeje

 

Pense na foto antes mesmo de fazê-la. Observe o ambiente, a iluminação, as cores e vá montando item por item para compor a cena.

Quanto mais você planejar a foto e mais for atento aos detalhes, melhor será o resultado final. Tenha calma e pense em cada detalhe. O resultado com certeza vai valer a pena.

 

Aproveite a Luz Natural

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cafe.i.n.ação® • Cafés&Viagens (@cafeinacao) em

O mais recomendado ao tirar fotos de cafés e comidinhas é utilizar a luz natural sempre que possível. Fotografar próximo a janelas ou em lugares abertos garante que as fotos fiquem naturalmente bonitas e claras, sem a necessidade do flash ou de lâmpadas artificiais.

Mais suave do que as luzes artificiais, a claridade do dia valoriza seu clique, dando mais detalhes ao prato e ressaltando os contornos.

A luz natural é o ideal para fotografar, mas antes do meio-dia. Depois disso, o sol fica muito forte e pode deixar os tons de branco muito artificiais.

 

Busque diferentes ângulos

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cafe.i.n.ação® • Cafés&Viagens (@cafeinacao) em

Ao tirar uma foto, a maioria das pessoas escolhe o ângulo mais óbvio: a fotografia direta. Embora não exista nada de errado com essa escolha, é possível experimentar muito mais e fazer imagens melhores de outras perspectivas.

Experimente fotografar a mesa de cima para baixo, por exemplo. Dessa maneira, será possível capturar todos os elementos e obter um enquadramento perfeito, o tema da próxima dica.

 

Procure o melhor enquadramento

 

Enquadramento é o nome dado ao processo de decisão do foco da imagem. É com ele que você escolhe quais elementos serão as “estrelas” de sua fotografia, deixando-os brilhar da forma merecida.

Para fazer um enquadramento interessante, é preciso investir em uma boa composição (o que veremos a seguir) e encontrar uma forma de destacar sua xícara ou prato. Você pode colocar o elemento central no meio da imagem, por exemplo, e deixar os demais elementos ao redor ou praticar a regra dos terços.

Veja aqui 10 dicas para tirar fotos com celular

 

Capriche na composição

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cafe.i.n.ação® • Cafés&Viagens (@cafeinacao) em

A composição, como o próprio nome já diz, se refere aos elementos que compõem uma fotografia. No caso das fotografias de cafés e comidinhas, a composição normalmente envolve a mesa, talheres e outros objetos utilizados na cozinha — até mesmo as mãos que preparam ou servem.

A dica é escolher elementos neutros, que não tirem o foco do ponto principal da fotografia. Eles não podem ser excessivamente grandes ou chamativos, nem destoar das cores do xícara ou do prato.

Pense em três ou quatro cores para combinar. Mas não é bom abusar, o excesso de cores pode tirar a atenção do elemento mais importante da sua foto!

 

Faça uma pós produção

 

Use os recursos do Instagram para valorizar ainda mais suas fotos e torná-las únicas.

Aproveite aplicativos de edição como o Lightroom ou Snapseed, a seu favor. Dê um ganho de cor, uma mexida no contraste ou até uma escurecida nos cantos. Só não vale abusar, isso pode render um efeito muito artificial na foto.

 

Melhor horário para postar

 

Nem sempre a hora que você fez a foto é o melhor horário para postar.

Com milhares de fotos aparecendo o tempo todo, é muito fácil que uma publicação “se perca” na timeline rapidamente. Por isso, faça suas postagens nos horários em que os usuários estão ativos na rede social.

Duas ótimas opções são o horário de almoço e o início da noite.

 

Veja Também:

TOP 10 DICAS PARA TIRAR FOTOS COM CELULAR

 

 

 


Spread the love