fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

Depois de um delicioso cafezinho, sobra a borra, uma substância cheia de nutrientes e utilidades. Limpeza, adubo, auxiliar para espantar formigas… O pó de café usado possui diversas utilidades, confira!

O café é uma das nossas preferências nacionais. A bebida faz parte das principais refeições, desde o café da manhã até as refeições fartas que terminam com um cafezinho. Um bom café melhora nosso ânimo e é uma bela oportunidade de reunir as pessoas para momentos especiais a qualquer hora.

O que sobra depois que a gente prepara e toma nosso café? O pó usado, ou a borra. E até este resto do café tem muito valor: existem muitas possibilidades de uso do pó de café, da jardinagem à higiene e cuidados com a beleza.

Então, depois de passar um café, guarde o pó e escolha como quer usar este rico material. Separei algumas alternativas para você!

1. Fertilizar plantas

O pó de café contém uma boa quantidade de nitrogênio, um nutriente essencial para as plantas, além de potássio e fósforo. A quantidade e as proporções desses nutrientes variam, mas a borra de café pode ser usada como fertilizante (sem exageros!). Para isso, basta espalhar pequenas quantidades ao redor das plantas.

2. Combater a dengue

No caso de vasos de flores em casa, especialmente bromélias, use borra de café misturada com areia para cobrir os pratinhos e evitar que água se acumule ali e se torne um criadouro do mosquito da dengue. Se tratando de bromélias, vale também colocar um pouquinho da mistura dentro das plantas.

3. Como repelente de formigas

Coloque o pó de café usado em lugares de sua casa que são propensos a formigas. O  café ajudará a repelir os pequenos insetos (que não gostam do cheiro do café), sem a necessidade de usar venenos ou substâncias nocivas ao ambiente!

4. Esfoliante para revigorar a pele

Dá até para ficar uma pessoa mais bonita usando borra de café, sabia? Um bela esfoliação natural pode ser feita em casa, usando uma xícara de borra quente, meia xícara de açúcar ou sal e uma colher de sopa de azeite. Isso é ótimo para o rosto e  um santo remédio para outras áreas ásperas do corpo, como cotovelos e calcanhares.

5. Sabonete perfumado

Quando os seu sabonete estiver acabando, não jogue fora o pedacinho final. Guarde alguns e misture com pó de café e um pouco de água. Você terá uma pasta perfumada que pode ser usada para lavar as mãos ou para esfoliar a pele.

6. Para absorver odores

Coloque o pó de café usado em um potinho aberto e leve à geladeira ou deixe no balcão da sua cozinha. Ele irá absorver os odores desagradáveis ​​do ambiente.

Anotou as dicas? Agora que você já sabe o que fazer com a borra de café, que tal enviar no grupo da família? Tenho certeza que será muito útil.

Veja também:

Os melhores países para uma viagem cafeinada


Spread the love