fbpx
Escolha uma Página
Spread the love

O  livro California Crazy, de Jim Heimann – apresenta uma coleção dos estabelecimentos que mais se destacaram: De drive-ins com cobertura de rosquinha a sorveterias em forma de coruja, as estruturas na beira de estrada da Califórnia, que se tornaram sinônimos da costa oeste.

Expressivos, ousados e muitas vezes absurdos, esses edifícios e motivos diretamente simbólicos definem a vida na estrada no estado de ouro. No início da era automobilística, a ascensão incontrolável do automóvel mudou a face do oeste selvagem.

A partir da década de 1920, empreendedores criativos começaram a construir prédios que chamavam a atenção para atrair motoristas que passavam e, embora inicialmente fossem considerados monstruosos, seu apelo perdurou. Prédios que chamam a atenção, oferecendo lanches, lembranças e serviços da maneira mais direta possível.

Um estilo arquitetônico muitas vezes desconcertante, característico de muitas estruturas que decoram a beira das estradas na Califórnia. Novas descobertas e vários ensaios exploram como esses edifícios se tornaram ícones da Costa Oeste e como o poder de expressão individual justifica qualquer estabelecimento arquitetônico de linhas inovadoras mas essencialmente excêntricas e, até, bizarras.

Embora as estruturas únicas na beira da estrada tenham sido originalmente descartadas como “monstruosidades” pelo estabelecimento arquitetônico do dia, nos últimos 40 anos as viram alcançar um novo senso de integridade.

Agora, as anomalias arquitetônicas são justamente comemoradas como parte de um novo livro de Jim Heimann intitulada “California Crazy”, a publicação traz uma sério de registros que examina esse estilo arquitetônico com uma documentação completa das construções excêntricas do estado, que se tornaram referências da arquitetura pop americana.

“California crazy” apresenta estudos que exploram as influências que promoveram o movimento arquitetônico nascente, incluindo o ensaio de david gebhard – ‘uma arquitetura duradoura’ – que definiu esse estilo vernacular quase 40 anos atrás.

O conceito “california crazy” também é expandido para incluir arquitetura doméstica, sinalização excêntrica e o automóvel como um objeto fantasioso. “Combine uma população que pensa livremente com um desejo de se reinventar e criou-se um clima que serviu como incubadora perfeita para os ultrajantes e surpreendentes”, diz Jim Heimann.

Disponível na Amazon!

Confira algumas fotos:

Livro California Crazy

Livro California Crazy

Livro California Crazy

Livro California Crazy

 

Veja também:

JÁ PENSOU EM SAIR PARA VIAJAR, SEM DATA PARA VOLTAR? ESTE LIVRO TE ENSINA COMO


Spread the love