A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é uma forma prática de preparar café e muito popular no seu país de origem.
Costumo dizer que muitas coisas boas começam ou terminam com um bom café.
- Aceita um café enquanto te mostro o meu novo projeto?
- Gostaria de te conhecer melhor. Vamos tomar um café?
- Passa lá em casa para tomar um café e a gente coloca o papo em dia.
- Garçon, um café e a conta por favor!
Esse precioso líquido, quente, de aroma que invade as narinas e o ambiente, é mais que uma bebida saborosa, que dá energia para começar o dia e enlaça e refeições. O café provoca encontros, entremeia negócios e está presente nas mesas do mundo todo. Ele é um hábito social.
Grande parte desse costume se deve à Moka Express, que revolucionou o modo dos italianos beberem café, e por consequência a do mundo. Alfonso Bialetti, nos anos 30, observando como mulheres escaldavam roupas, teve a ideia do que ficaria popularmente conhecido como “cafeteira italiana”.
Como Funciona?
A Moka é dividida em três partes. Na de baixo, coloca-se a água. Na do meio, no filtro metálico, vai o pó. Quando levada a fogo baixo, a física entra em ação. A água borbulha, sobe pelo filtro, encontra o pó e faz o café na parte de cima. Está pronto um legítimo expresso italiano. Buon divertimento! Em mais de 80 anos, a mágica continua acontecendo da mesma maneira.
Uma História Familiar
Apesar de Alfonso ter tido a ideia da máquina, quem a levou para a casa dos italianos foi seu filho, Renato. Apostando em branding e publicidade, ele fez com que as vendas da Moka Express crescesse a ponto de, em 1955, 65% das cafeteiras comercializadas no mundo todo fossem da marca criada pelo pai. Renato criou um mascote, “l’omino coi baffi” (o homenzinho com bigode) – dizem que inspirado em si mesmo – e o colocou em todas as cafeteiras, diferenciando-se dos concorrentes que começavam a surgir embalados pelo seu sucesso.
Também teve a sensibilidade de perceber que, até então, o espresso era servido somente em cafés e bares frequentados predominantemente por homens e algumas mulheres acompanhadas – lembre-se, estamos falando dos anos 50. Com a Moka Express, o café espresso não precisava mais ficar restrito a rapazes charuteiros de final de expediente.
Para crescer, ele precisava entrar nas casas italianas e conquistar um público pouco explorado até o momento: as mulheres. E para tanto, Renato apostou na publicidade direcionada para elas, mostrando mulheres poderosas, bonitas, bem vestidas (de calças!) e curtindo um saboroso café juntas. A sensibilidade de Renato Bialetti foi apostar em uma comunicação inclusiva, moderna e que, ao mesmo tempo, ressaltava a tradição do bom café.
“La cucina italiana” – anúncio Bialetti Moka Express de 1959
Material extra: Confira o vídeo
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