Já muito se disse e escreveu sobre esta apreciada bebida. O café é a bebida mais consumida no mundo, depois da água.
E, por isso mesmo, é também uma das mais estudadas. E a maioria das investigações analisam as vantagens de bebermos café diariamente.
Se precisasse de mais motivos para tomar um café, um estudo revelou mais dois: beber duas a três xícaras por dia da maioria dos tipos de café pode protegê-lo de doenças cardiovasculares e de uma morte prematura.
Os resultados sugerem que a ingestão ligeira a moderada desta bebida preparada com grãos moídos, com pó instantâneo ou descafeinada deve fazer parte de um estilo de vida saudável
Os investigadores encontraram “reduções significativas” no risco de doença coronária, insuficiência cardíaca congestiva e AVC para os três tipos de café.
Contudo, apenas o café moído e instantâneo com cafeína reduzem o risco de um batimento cardíaco irregular chamado arritmia. O descafeinado não reduziu esse risco, de acordo com a pesquisa.
A investigação acompanhou os indivíduos durante quase 13 anos. Durante este período analisaram os registos médicos e de morte em busca de relatos de arritmia, doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e morte.
Os médicos descobriram que todos os tipos de café estavam ligados a uma redução da morte por qualquer uma destas causas.
Beber duas a três xícaras de café por dia estava ligado à maior redução de morte prematura, em comparação com as pessoas que não bebiam café, de acordo com os resultados divulgados.