Hora de compartilhar com vocês como foi passar um fim de semana incrível na Pousada Cafezal em Flor, para realizar o evento “Experiências Cafeinadas – da planta ao bule”.
Se você acompanha o Projeto Cafe.i.n.ação há algum tempo, já deve saber que compartilho aqui minhas experiências em torno do mundos dos Cafés, Viagens & Lifestyle. Mas hoje o post é ainda mais especial, pois se trata de um evento que reuniu todos esses assuntos em um único fim de semana!
No dia 4 de maio, realizamos um eventos em parceira com a Pousada Cafezal em Flor – Turismo Rural e Cafés Especiais, onde organizamos uma imersão ao mundo dos cafés especiais, onde chamamos de “Experiências Cafeinadas – da planta ao bule”. No entanto, o fim de semana inteiro foi repleto de atividades.
Pra começar bem, pegamos estrada (coisa que adoro), pois a propriedade fica em Monte Alegre do Sul-SP (cerca de 2h30 de São Paulo, na região do Circuito das Águas Paulistas.
A POUSADA
Chegar na pousada, já começa uma imersão, pois a estradinha que leva até a recepção passa no meio do cafezal. Construída com materiais recuperados, com uma pegada rústica, respeitando as tradições e a paisagem local, a Pousada Cafezal em Flor segue a idéia de sustentabilidade.
Uma informação que me deixou bastante surpreso, é que eles construíram um mini estação de tratamento do lixo produzido.
Os chalés são de arquitetura rústica, mas muito confortáveis e charmosos. Outra curiosidade é que cada chalé tem um nome de algumas variedades de café: Obatã, Bourbom e Tupi.
Todo o cuidado e carinho já começa no café da manhã, com direito a preparar sua omelete no fogão a lenha, além de se deliciar com pães de fermentação natural, bolos e outras delícias, elaborado com itens produzidos na pousada ou em sítios vizinhos.
O CAFEZAL
Depois de todos muito bem alimentados, a imersão ao mundo dos cafés especiais, com direito a ouvir um pouca da história do café contatada com maestria pela proprietária da pousada e historiadora, Marcia Poli Bichara e seu filho Mateus Bichara.
Depois a agrônoma Roberta Aguera nos deu uma aula sobre a espécies e variedades, colheita, beneficiamento e o pós colheita.
Rolou também uma gincana entre o grupo de participante, para ver quem colhia a maior quantidade de café, de forma seletiva, escolhendo somente os frutos maduros. Essa brincadeira marcou o início da colheita no sítio. E como sempre digo: “se vai fazer, faça bem feito”, a equipe que eu fiz parte foi a vencedora da gincana.
Rolou também uma gincana entre o grupo de participante, para ver quem colhia a maior quantidade de café, de forma seletiva, escolhendo somente os frutos maduros. Essa brincadeira marcou o início da colheita no sítio. E como sempre digo: “se vai fazer, faça bem feito”, a equipe que eu fiz parte foi a vencedora da gincana.
COFFEE TALK E WORKSHOP DE MÉTODOS DE PREPARO
Depois de uma pausa para o almoço, onde fomos conhecer um restaurante da região, era hora de voltar para a pousada e continuar nossas atividades, claro que regada a bons cafés.
Nesta etapa tive o prazer de conduzir um bate-papo sobre “Essa tal bebida chamada café”, onde foi uma grande troca de informações sobre regiões produtoras, métodos de extração, degustação de difetentes tipos de cafés e muitooooo mais!
A TORRA
Para finalizar as atividades, o grupo ainda pode acompanhar a Dona Lúcia, mestre de torra e grande conhecedora da cultura de cafés, fazer a torra de uma batelada, quando todo o aroma de café fresco se espalhou pela propriedade.
ENCERRAMENTO DA IMERSÃO
Bom, mesmo depois de encerrado o evento, teve ainda muito mais…com direito a quermesse, muitas risadas, conversas na varanda onde a bebida da vez foi o vinho!
O domingo foi para relaxar um pouco e curtir um pouquinho mais de muito que a propriedade tem para oferecer, antes de pegar a estrada de volta para São Paulo, deixando aquele gostinho de quero mais.
Enfim, só tenho a agradecer a todas pessoas que participaram, em especial ao pessoal do Cafezal em Flor – Café Especial por este final de semana incrível!