fbpx

Qual a diferença entre café da manhã e brunch?

 

Se você também não resiste ao aroma de café, pão quentinho, bolo e pão de queijo saindo do forno… se só de pensar nessas coisas você já está com água na boca, seja muito bem-vindo, ao clube do brunch e café da manhã, do qual eu sou fã de carteirinha.

Antes de tratar das diferenças entre eles, vamos falar aqui de algo que têm em comum: café da manhã e brunch são encontros informais e descontraídos, sempre.

Passando, então, às diferenças, a primeira, embora bastante óbvia, tem várias implicações. Quando se fala em café da manhã, presume-se uma refeição feita logo após acordar e que será seguida de um almoço. Quando se fala em brunch, presume-se uma refeição – não necessariamente a primeira do dia para aqueles que acordam bem cedo – entre o meio e o final da manhã e que fará as vezes de café da manhã e almoço – daí a palavra, originária da junção, em inglês, de breakfast lunch.

 

Os melhores brunch

 

O café da manhã começa mais cedo que o brunch. O horário para começar depende do dia da semana e dos hábitos dos convidados, mas, em nossa opinião, o café da manhã não se estende por muito tempo – duas horas são mais que suficientes. O cardápio – principalmente em nossa cultura – também é mais leve, incluindo, por exemplo, frutas, cereais, iogurtes, bolos secos, pães, frios, queijos, manteiga, requeijão e outros similares, geleias, leite, café (claro!), achocolatados e sucos. Outra coisa que adoramos incluir no cardápio? Tapioca! Ovos também podem ser servidos, e caem muito bem.

O brunch começa do meio para o final da manhã e se estende enquanto durar a animação. O legal é justamente não ter hora para terminar. Diz-se que ele foi criado na Inglaterra, no final do século 19, para atender a festeiros, que passavam a noite se divertindo e só conseguiam acordar muito tarde no dia seguinte, e, por isso, ele é tradicionalmente servido aos domingos e feriados.

Como quem toma brunch não almoça, o cardápio aqui precisa ter uma variedade maior de comidas capazes de aplacar o apetite e manter todos bem até o final do dia.
Além dos mesmos pratos servidos no café da manhã, no brunch também são incluídos, por exemplo, queijos e carnes mais gordurosos – queijo brie e presunto cru são boas alternativas – tortas, salgadas e doces, quiches, pães e omeletes bem recheados, saladas, batatas, bruschettas, peixes defumados e até ostras, camarões e outros frutos do mar… Ah, para quem gosta, o céu é o limite para a tapioca e seus recheios, porque o importante é ser feliz!

 

café da manhã ou brunch

 

Existem alguns pratos que são muito tradicionais quando preparamos um brunch. Eles nos fazem lembrar do café da manhã mas são suficientemente encorpados para servir como um almoço. Tenho verdadeira loucura por eggs benedict – sejam aqueles acompanhados de presunto (ou bacon), sejam aqueles acompanhados de salmão defumado (também conhecidos como eggs royale) – e jamais dispenso um molho hollandaise bem feito! Um bagel quentinho com cream cheese, cebola roxa, alcaparras e muito salmão defumado me faz sorrir instantaneamente e, se for seguido de panquecas, crepes ou waffles com alguma calda bem saborosa, então, tudo fica absolutamente irresistível. Como sugestão de calda, as que levam pedaços de morango ou frutas vermelhas e as de banana ou maçã caramelizadas normalmente são as que os convidados mais gostam. E não hesite em acrescentar uma bola de sorvete!

Uma outra diferença importante entre o café da manhã e o brunch é a de que, ao contrário do primeiro, no brunch são servidas bebidas mais fortes, inclusive alcoólicas. Suco de tomate é muito tradicional quando se fala em brunch, assim como o Bloody Mary. Espumante e drinks preparados a partir dele também caem muito bem. É impossível resistir a uma Mimosa, um Bellini, um Rossini…

E então, que tal colocar essas dicas em prática neste final de semana?

 

Veja também:

AS MELHORES RECEITAS DE AEROPRESS DO MUNDO