Compartilhar

Você adora fotografia, mas não tem uma câmera profissional? Então saiba que seu celular é mais do que suficiente para fazer belos registros. Basta saber o básico de fotografia e como usar as funções do seu celular.

 

Talvez você ainda não saiba, mas o Projeto Cafe.i.n.ação começou como um um exercício de fotografia, onde escolhi o café como tema. Como já comentei aqui, a estrada dos cafés especiais é um caminho sem volta, e hoje, mais do que nunca, o café é o combustível deste projeto.

Mas hoje o assunto é Fotografia, mais uma das minhas paixões. Mesmo estudando, praticando e investindo em equipamentos, a câmera que mais uso é a do meu celular. Por estar sempre nas mãos, é a forma mais rápida para fazer alguns registros do cotidiano, seja viajando ou simplesmente tomando um café.

Fotografia (do grego φως [fós] (“luz”), e γραφις [grafis] (“estilo”, “pincel”) ou γραφη grafê, e significa “desenhar com luz e contraste”.

E diante de tantos avanços tecnológicos, basta ter um celular na mão para poder tirar foto espetaculares de qualquer coisa e de qualquer jeito, certo? Não é bem assim! De nada adianta ter um smartphone com tantos recursos se a pessoa por trás do aparelho não souber tirar o melhor aproveito dele.

Por isso vão aqui 10 dicas que poderão ajudar tanto usuários experientes quanto aqueles sem nenhuma noção.

Tendo atenção a esses detalhes, certamente irão te ajudar:

 

#1 Limpar a lente

Pode parecer besteira dizer, mas, se o seu celular anda tirando fotos muito borradas ou desfocadas, a solução pode ser simplesmente limpar a lente. Parece uma coisa tão óbvia, e por isso é tão importante e está aqui no primeiro ponto.

Diferentemente das lentes de câmeras profissionais, que ficam sempre bem protegidas, nossos telefones estão sempre no bolso, na mochila, indo para todos os lugares. E a todo momento que seguramos ele, nossos dedos passam pela lente do celular e ela fica suja, com poeira e marcas de dedo.

Além de produzir ruídos na imagem, a sujeira na lente também pode desorientar os sensores do dispositivo, que não conseguirão focar ou expor adequadamente as cenas que você quer fotografar. Esse é um dos principais motivos porque fotos de celular acabam ficando borradas. Nada mais é do que sujeira e gordura acumuladas na lente.

Se você estiver com uma camiseta de algodão ou tecido suave, é só dar uma passada leve pela lente e tirar as impurezas que estiverem por lá.

 

#2 Usar sempre a câmera de trás

Hoje em dia o modo selfie se tornou tão usual, que a maioria das fotos que tiramos são desta maneira.

Mas a verdade é que a câmera frontal do seu celular tem uma resolução muito menor do que a câmera de trás.

Isso porque a câmera da frente foi feita mais para vídeo-conferência do que para fotos, enquanto a traseira tem mais megapixels, a unidade de resolução.

Então, a não ser que queira mesmo uma selfie, não use a câmera da frente.

 

#3 Capriche no Foco

Para garantir o foco da sua foto, você deve levar em consideração duas coisas, a configurações da câmera do seu celular e como estabilização.

É importante aprender quais as configurações de foco que seu celular permite no momento das fotos. Alguns permitem alterações como foco manual (você define onde quer focar, ao invés de ser automático), e foco semiautomático avançado.

Mexendo nessas configurações é possível criar todo o tipo de efeito, ao se focar em um objeto e borrar o fundo, e o contrário. É o recurso de encostar na tela para ajustar a exposição e também ajustar o foco. Faça essas experiências de selecionar um objeto próximo, e o fundo se borrará; selecione o fundo, e os objetos próximos se borrarão.

 

#4 Não Trema

Para isso, tente encontrar uma posição mais confortável para estabilizar seu celular. A maioria das pessoas sente maior firmeza que quando o braço está bem próximo do corpo ou todo esticado. Descubra qual a melhor opção pra você.

Segure firmemente o celular e clique com a outra mão, isso ajuda evitar tremidas também.

Se ainda assim não funcionou, a dica é comprar um desses tripés portáteis, exclusivos para celular e usar o timer para disparar o clique.

 

#5 Regra dos Terços e Ponto de Ouro 

Regra dos Terços e Ponto de Ouro

Você já ouviu falar da regra dos terços? Se não, procure saber. Ela é um dos maiores auxílios para fazer uma boa foto.

A regra dos terços ajuda a dar mais harmonia para suas fotos. São linhas que dividem a composição em terços na horizontal e na vertical e que dão referências para a composição das imagens.

A regra dos terços é uma técnica muito usada na fotografia para dar maior destaque ao assunto e deixar a foto mais interessante. Essa técnica diz que nossos olhos são atraídos naturalmente, com o objeto principal um pouco fora do centro. O objetivo é posicionar o objeto que você quer focar no encontro de duas dessas linhas.

Alguns celulares vêm com essa opção de ativar as linhas na tela no momento da foto.

 

#6 Luz ambiente

Sobre iluminação, é importantíssimo estar atento à luz natural e uso do flash:

Esteja atento de onde está vindo a luz ambiente. Se você tiver dificuldade, veja onde está formando a sombra dos objetos ao seu redor. Se estiver para esquerda você sabe que a fonte está na direita. Caso não tenha praticamente sombra, é porque a luz está vindo exatamente de cima do objeto.

Via de regra, você deve evitar que a luz esteja atrás do objeto foco da sua foto. Quando a luz está atrás, você só consegue ver a silhueta mas nenhum detalhe do objeto.

Se o objetivo não for fazer uma foto de contra luz, posicione o objeto de frente para a fonte de luz, e tire uma foto exatamente na frente ou ao lado dele.

Caso você não possa evitar a luz ambiente vindo de trás do objeto, use o flash. Esse é o único caso que é recomendado usar o flash natural da câmera. Nos outros casos recorra à luz natural mesmo.

 

#7 Momento perfeito

Imagine que você esteja num ambiente lindo ou tenha uma paisagem incrível cenário, e em um momento em que a luz está sensacional. Em resumo, momento ideal para uma foto. Mas a cena está parada. Não tem nada acontecendo.

Você pode dizer que estou menosprezando um momento desse. Mas a verdade é que não tem nada para tornar uma ótima foto, inesquecível, do que ter alguma coisa para complementar.

Seja pessoas conversando ao fundo, uma bicicleta passando, ou um pássaros voando, qualquer coisa que você acrescente na foto pode ajudar a contar essa “história”, trazendo uma ação para sua foto se destacar.

 

#8 Componha a cena

Quando você for fotografar uma pessoa ou objeto, tenha em mente o que há em volta dele. Escolher um fundo interessante pode complementar bem a imagem, e pode dar mais destaque ao seu objeto.

Por outro lado, se você não pensar isso, pode correr o risco de incluir na foto algo que não devia ou de tirar uma foto na qual é difícil entender o que era exatamente que se desejava registrar.

 

#9 Diga não ao Zoom

Essa dica pode parecer estranha, mas não use o Zoom digital do seu celular. JAMAIS!

Diferente dos zooms ópticos de câmeras profissionais, que se movimentam e saltam do aparelho, o zoom digital nada mais faz do que aumentar o tamanho dos elementos e cortar as bordas.

Em outras palavras, você teria o mesmo efeito se tirasse uma foto sem zoom, passasse para o computador, cortasse as bordas e aumentasse o tamanho. Quando você ver a foto no computador você vai ver que ficou um desastre, sem foco, sem nitidez, não importa o quão boa a lente do smartphone seja.

Portanto, não fotografe com celular usando zoom.

 

#10 Estude & Pratique

Estar sempre fotografando ajuda a melhorar a visão e a percepção sobre a fotografia. Isso não significa perder experiências esperando o momento perfeito. A não ser que você esteja buscando uma luz perfeita, e momentos únicos, a prática da fotografia vai  tornar objetos e coisas do dia a dia em algo interessante. Deixar aparente uma nova forma de ver algo comum.

A fotografia nos desafia constantemente. Por isso tudo, somos motivados a continuar estudando, treinando e praticando para cada vez mais conseguir melhores registros. Observar uma situação pode ser muito inspirador para suas próximas fotos. Folhear revistas, livros, participar de exposições, assistir a filmes ou simplesmente olhar ao redor também é válido.

Acima de tudo, quando tiver uma idéia na cabeça, fotografe muito!

Veja também:

10 PERFIS NO INSTAGRAM QUE ME INSPIRAM

Post Relacionados

Na onda dos Licores de Café Conheça opções de Licores de Café, bebidas que irão agradar o paladar dos apreciadores de cafés, de licores, coquetéis e destilados no geral.   ...
A história das Cafe Racers O que café tem a ver com motociclismo? Se eu te falar que tem tudo a ver!  E a cultura das Cafe Racers é a prova disso.   O mundo do motocicl...
Lifestyle, mas afinal de contas o que é? Vamos falar de Lifestyle? Sabe o que significa?   Com a tradução ao pé da letra, a palavra Lifestyle significa estilo de vida. Este conceito ...