Compartilhar

Na hora de decidir onde ficar durante uma viagem, uma dúvida tornou-se muito mais comum nos últimos anos: Airbnb ou hotel?

O Airbnb é um dos maiores e mais revolucionários nomes no que diz respeito ao mercado de hospedagem. Sem utilizar-se de imóveis próprios ou uma rede de hotelaria formal, alguns jovens desenvolveram um negócio que, hoje, é bilionário, e auxilia muitos viajantes a economizarem em seus destinos, e muitos donos de imóveis a arrecadarem dinheiro com aluguel de diárias ou temporadas.

Mais do que isso, o Airbnb formou uma nova forma de planejar viagens e custos, sendo uma opção segura e adicional em relação aos tradicionais (e caros) hotéis. Entenda como funciona essa plataforma, formas de participação e os motivos pelos quais ela ganhou tanto destaque nos últimos anos:

Veja como funciona o Airbnb antes de escolher onde se hospedar nas suas próximas férias.

Como funciona o Airbnb

PRIMEIRO PASSO: CRIAR UM CONTA NO AIRBNB

Como na maioria das plataformas de reservas online, como booking, em primeiro lugar deve criar sua conta pessoal com uma direção de e-mail ou com um dos perfis das suas redes sócias (Facebook, google, etc.).

SEGUNDO PASSO: A BUSCA PELO SEU ALUGUEL PERFEITO

A plataforma oferece várias possibilidades de reserva:

1. Casa/apartamento inteiro: um apartamento, um chalé, um castelo ou um barco, você escolhe! A plataforma oferece opções, em função do seu orçamento e número de pessoas para reserva.

2. Quarto inteiro: normalmente é a opção mais barata e você pode compartilhar sua vida com seu anfitrião. Recomendo essa opção se quiser conhecer melhor a cultura do país que está visitando o se está viajando sozinho (a). De acordo com cada reserva, o banheiro pode ser privado ou não. Observe essa opção antes de reservar.

3. Quarto compartido: é a opção mais barata, mas também é mais restritivo. É igual os albergues, você vai dividir seu quarto com outros viajantes que, normalmente, pode ser o proprietário. Não recomendo essa opção de você está buscando privacidade ou tranquilidade.

Em função das datas e destino de sua viagem, o número de opções é maior ou menor. O mesmo que com reserva de hotéis, os preços e disponibilidade se ajustam em função da temporada. Não é difícil ter pouco variedade se seu destino estiver em alta temporada. Recomendo que reserve com antecedência, já que a maioria oferece uma opção de cancelamento flexível. No entanto, em alguns casos, o proprietário pode requerer uma cota pelo cancelamento. Observe com atenção as condições de cancelamento antes de reservar.

TERCEIRO PASSO: FILTRAR OS RESULTADOS DE BUSCA

1. A categoria de preços: mostra apenas as opções correspondentes a seu orçamento.

2. Reservas instantâneas: propõe reservas sem a confirmação do proprietário. Essa opção é essencial para reservas de ultima hora, por exemplo.

3. A localização: lista em um mapa lugares disponíveis com os critérios previamente estabelecidos. Está opção é ideal se você está buscando uma casa junto ao mar, por exemplo, ou cerca do centro da cidade. Também evita surpresas desagradáveis, como acabar ficando perto de um lugar com muito barulho ou perigoso.

Depois de todos os passos já está quase terminando a reserva? Antes de finalizar, é bom que verifique mais uma vez as fotografias e a descrição de onde vai se hospedar. Pode acontecer das fotos serem atrativas, mas a realidade não corresponder exatamente como nas imagens. Por isso, é bom comparar a descrição das reservas com as fotos. Alguns anfitriões mal intencionados  podem modificar as fotos com programas de imagens ou publicar imagens que não correspondem com a realidade. Na descrição, é imprescindível comprovar os equipamentos oferecidos pelo anfitrião (ar condicionado/aquecedor ou ventilador, utensílios de cozinha e etc.). Se vai para uma cidade com altas temperaturas, ar condicionado pode ser um item essencial. É bom ter cuidado para evitar contratempos, um ventilador no verão do Marrocos ou Tailândia não será suficiente para refrescar suas noites…

Te recomendo que comprove a limpeza do local: é um critério que deve ter grande atenção. Evitar os lugares com pontuação de 0 a 3 estrelas e preferir os com 4 estrelas ou mais nesse quesito.

Finalmente, como em outras plataformas de reserva, os proprietários mostram taxas com base na demanda de mercado. Portanto, um bom conselho é negociar! Especialmente se você alugar por um longo período ou se o seu destino é na baixa temporada turística. Na maioria dos casos, os proprietários vão aceitar um desconto como um desses critérios. Sempre que possível eu negocio. Faço uma pré-seleção com os que mais gostei e envio vários pedidos de reserva com o valor que gostaria de desconto. Os descontos podem variar de 10 a 50%, dependendo da demanda.

PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM, AIRBNB DEU-LHE R$130 PARA VIAJAR

NOVIDADE: AIRBNB PARA EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS

Em novembro de 2016, a plataforma de reservas ampliou suas atividades e agora oferece experiências ao vivo em todo o mundo. Muitas atividades são oferecidas, como criar interações dos viajantes com os moradores locais, que podem leva-los para um curso de pintura, culinária, fotografia, escalada, escultura e dança…

Cada pessoa com sua especialidade e oferta, pode ser seu guia pela cidade ou descobrir novos talentos e aprender com eles, como fotografia ou suas especialidades de culinárias. Você pode fazer um tour por bares de cerveja com um beer sommelier, ou ter uma aula de gastronomia com uma chef de cuisine premiada.

Veja também:

OS CAFÉS MAIS DESCOLADOS PARA CONHECER EM PARIS

Post Relacionados

Conhecendo a histórica Rota 66 Ainda é possível circular por 85% do traçado original da Rota 66 que, mesmo desativada em 1985, resume a cultura (e a contracultura) dos EUA.   ...
Já pensou em sair para viajar, sem data para volta... Você tem o sonho de viver na estrada, literalmente? Este livro te ensina tudo sobre a interessante "VanLife". Não é raro ouvir cada vez mais história...
10 razões pelas quais viajar transforma você numa ... Acredito que ninguém discorde de que viajar nos faz bem, certo?   Seja um simples bate-volta para a praia durante o final de semana, uma viag...