Compartilhar

Reserva do Ibitipoca um hotel inusitado, singular e genial. Uma verdadeira festa para o corpo e para a alma, num santuário ecológico a quatro km da aldeia de Conceição do Ibitipoca (município de Lima Duarte-MG) e juntinho ao belíssimo Parque Estadual de Ibitipoca.

Uma das pérolas da hotelaria brasileira, a Reserva do Ibitipoca é uma propriedade privada que ocupa uma área equivalente a quase três vezes o tamanho do parque estadual. Em seus domínios, foi inaugurado, em 2009, um hotel de luxo, composto de quatro chalés e oito suítes, na antiga sede da Fazenda do Engenho, construída em 1715.

Sede do Hotel Reserva de Ibitipoca

Erguido no miolo de um lindo vale, relembra aos hóspedes o clima das antigas fazendas. Daí atrações normalmente buscadas como piscina e sauna, serem facilmente trocadas por cavalgadas, trilhas e banho em cachoeiras da reserva.

Luxo e simplicidade convivem em harmonia na Reserva de Ibitipoca, e a simpatia dos funcionários se revela tão ou mais confortável que as camas com enxoval de algodão egípcio, a banheira vitoriana, o piso aquecido e a decoração made in Minas, itens de série dos quartos.

A natureza está completamente integrada com o hotel, onde podemos tomar café sendo observados por um casal de araras, ou receber a visita de um tucano na mesa, que voa livremente pela reserva.

A Reserva do Ibitipoca busca a autossustentabilidade e o mínimo de interferência no ciclo da natureza, com tratamento de água, geração de energia solar, replantio de espécies nativas, horta, apiário, fabricação caseira de alimentos de todos os tipos e uma maioria esmagadora de funcionários locais.

café da manhã feito no fogão a lenha

A Reserva prioriza produtos feitos pelos moradores da região. O leite, o pão, o melado, o fubá, os legumes e os vegetais são todos de produção própria ou comprados dos produtores rurais da serra.

A cozinha mineira faz parte do cardápio da Reserva do Ibitipoca, sempre preparado com o que há de mais fresco no dia. Tradição e Requinte nos preparos, por uma chef pessoalmente treinada por ninguém mais ninguém menos do que Claude Troisgros e o menu do jantar é composto por pratos dele.

Edenilso Gavlak na Reserva de Ibitipoca, no municipio de Lima Duarte-MG

No café da manhã, os pães, bolos, geléias e queijos servidos, são produzidos na propriedade. O almoço é servido no fogão a lenha com pratos mineiros tradicionais preparados com ingredientes da região.

Há também arte espalhada por vários pontos estratégicos, sendo que a vedete da coleção é o conjunto de esculturas com 7 metros de altura da americana Karen Cusolito, que produziu obras similares em uma das edições do Burning Man, festival de expressões artísticas realizado anualmente no Deserto de Nevada.

Obra da artista californiana Karen Cusolito, na reserva de Ibitipoca

A Reserva está localizada a 510km de São Paulo, 270km do Rio e 350km de Belo Horizonte. Você pode pegar um voo até Juiz de Fora e, de lá, um transfer de apenas 1h30min. Uma pista de pouso para pequenos aviões também está disponível no local.

Veja Também:

Post Relacionados

Califórnia, destino perfeito para uma Road Trip Paisagens de tirar o fôlego, garantia de comer e beber, sem contar o prazer de por os pés (ou as rodas) na estrada encantam viajantes do mundo inteiro...
10 melhores aplicativos de viagem Dizem que tenho rodinhas nos pés, de tanto que viajo. Viagem a trabalho ou lazer, não importa...gosto muito!   Planejar uma viagem pode não s...
Mochilão pela América do Sul: 5 países para inclui... Quais destinos incluir em seu Mochilão pela América do Sul? Saiba mais sobre quais destinos e atrações não podem faltar neste roteiro . Quando bate a...