Compartilhar

O Bulletproof Coffee é a combinação de café, manteiga e óleo de coco. O consumo da bebida pode estimular as funções do seu cérebro além de ser um ótimo pré treino.

 

Você já ouviu falar do Bulletproof Coffee? E já provou?

A tradução ao pé da letra é café à prova de balas. Também  chamado  de café da inteligência, combina apenas três ingredientes: café, manteiga e óleo de coco.

 

COMO NASCEU O BULLETPROOF COFFEE?

 

A origem do Bulletproof Coffee está, justamente, no polo tecnológico norte-americano. A receita foi criada por Dave Asprey, autor do livro “The Bulletproof Diet”, empresário de tecnologia que passou duas décadas e gastou mais de US$ 300 mil para investigar sua própria biologia, e tinha como objetivo principal fazer “uma pessoa ser muito boa em tudo”.

A ideia surgiu após uma viagem que fez ao Tibete, onde provou uma bebida muito consumida na região, o Yak Butter.  Tratava-se basicamente de um chá com manteiga feita do leite de iaques, um bovino selvagem da região. Este tipo de bebida é consumida há séculos por povos do Himalaia, Etiópia, Nepal, Vietnã e Cingapura.

A princípio, Dave Asprey pensou na combinação de grãos de café seco com manteiga orgânica sem sal e algum tipo de óleo rico em triglicéridos de cadeia média. A fim de desenvolver o melhor estimulante mental, o inventor passou a substituir o café da manhã tradicional por uma xícara da bebida – e deu certo.

bulletproof coffee deve ser consumido só uma vez ao dia, de preferência pela manhã, e o seu consumo promete melhorar a disposição e a concentração – sendo uma ótima opção de pré-treino.


 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BULLETPROOF COFFEE?

 

O Bulletproof Coffee, é uma excelente opção para melhorar as funções cerebrais. A bebida faz muito sucesso nos Estados Unidos, especialmente na região do Vale do Silício, onde as pessoas trabalham e estudam muito e mais recente, no mundo fitness, por ser um termogênico, oferece um boost para malhar, além de (se combinado a uma dieta alimentar e exercícios físicos) ajudar a emagrecer.

A proposta da bebida é aproveitar o efeito estimulante do café por um período prolongado, em vez de gerar picos e quedas súbitas de energia que geralmente ocorrem ao ingerir cafeína em cápsula, por exemplo.

Dave testou vários jeitos de fazer o bulletproof coffee depois de experimentar uma versão proveniente da Ayurveda (medicina indiana), com café e manteiga ghee. Na Índia, a bebida serve para tratar dores de garganta e outros tipos de inflamação.

De acordo com a medicina tradicional indiana, o ghee contribui para a boa digestão, melhora as funções cerebrais, a memória, a concentração e a energia. Por isso, ghee e café seriam uma boa dupla.

Mas e o óleo de coco? Para o criador do bulletproof coffee, o consumo regular da mistura estimularia o organismo a usar o óleo e a proteína do coco para saciar a fome, além de ajudar a melhorar os níveis de atenção e energia.

Dave Asprey criou o o bulletproof Coffee principalmente como forma de ser um alimento que promovesse uma aceleração mental e ao mesmo tempo mantivesse seu organismo bem alimentado para aguentar esse tranco, no entanto, existem 5 principais fatores para consumir o bulletproof Coffee:

  • Promover clareza mental
  • Manter você saciado por mais tempo
  • Aumentar seu foco e produtividade
  • Aumentar a queima de gordura
  • Aumentar sua resistência corporal

COMO FAZER O  BULLETPROOF COFFEE?

Benefícios e Receita do Café Bulletproof

 

Para fazer o bulletproof coffee, é importante comprar produtos de boa qualidade, preferencialmente de origem orgânica, sem resíduos de pesticidas, e usar um café que tenha de torra média, que mantém ao máximo seus nutrientes.

INGREDIENTES:

  • 250 ml de água;
  • 20g de café de alta qualidade, de preferência moído na hora, feito na prensa francesa;
  • 1 a 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sobremesa de manteiga ghee.

MODO DE PREPARO

  1. Prepare o café (indicado na prensa francesa devido resultar uma bebida com mais cafeína);
  2. Pré aqueça a jarra do liquidificador ou recipiente do mixer com água morna;
  3. Depois coloque o café no liquidificador ou mixer,  junto com a manteiga ghee e o óleo de coco;
  4. Bata bem todos os ingredientes por 30 segundos para o processo de emucificação;
  5. Sirva! Não use qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

+ RECEITAS PARA FAZER O BULLETPROOF COFFEE 

 

Alguns dos adeptos do bulletproof coffee começaram a criar receitas diferentes com o mesmo objetivo da original. São adaptações da versão propagada pelo investidor do Vale do Silício, seja para aumentar a funcionalidade, mudar o sabor, ou deixá-la mais natural, incluindo ingredientes utilizados pela Ayurveda.

Uns adicionam gordura ao café como uma forma de prolongar o jejum diário até o meio da manhã. Outros, para equilibrar e aumentar a produtividade. A seguir, duas receitas — uma meio capuccino e outra sem óleo de coco, mas com especiarias muito utilizadas na culinária indiana, uma versão mais “light” do tal bulletproof coffee.

 

BULLETPROOF CAPPUCCINO

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de café (filtrado ou shot de espresso)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • Canela a gosto
  • Um toque de pimenta-de-caiena
  • Cacau em pó a gosto
  • Leite de coco/amêndoas/ou outro de origem vegetal

MODO DE PREPARO

  1. Prepare o café
  2. Pré aqueça a jarra do liquidificador ou recipiente do mixer com água morna;
  3. Depois coloque o café, óleo de coco, leite vegetal de sua preferencia, uma pitada de pimenta-de-caiena e canela a gosto no liquidificador ou mixer.
  4. Bata bem todos os ingredientes por 30 segundos para o processo de emucificação;
  5. Finalize polvilhando um pouco de cacau em pó.

 

BULLETPROOF COFFEE COM ESPECIARIAS

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de café forte e de boa qualidade (Preparado na cafeteira italiana ou uma dose de Espresso)
  • 1 colher de chá de manteiga ghee
  • Faça uma mistura de: 2 colheres de sopa de gengibre, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de cúrcuma em pó e 1 colher de sobremesa de cravo em pó. Essa mistura se chama Masala – e você pode guardar para usar sempre que quiser.

MODO DE PREPARO

  1. Prepare o café
  2. Pré aqueça a jarra do liquidificador ou recipiente do mixer com água morna;
  3. Depois coloque o café, a manteiga ghee e a Masala no liquidificador ou mixer.
  4. Bata bem todos os ingredientes por 30 segundos para o processo de emucificação;
  5. Sirva! Não use qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

 


CUIDADOS COM O CONSUMO

 

Apesar de ser uma ótima opção para ser usada no café da manhã, tomar o bulletproof coffee em excesso pode causar insônia, especialmente quando ele é consumido no final da tarde ou à noite. Além disso, o consumo excessivo de gorduras pode aumentar bastante a quantidade de calorias da dieta, levando ao aumento do peso.

Também é importante lembrar que esse café não substitui outros alimentos essenciais para uma dieta balanceada, como carnes, peixes e ovos, que são fontes de proteínas necessárias para a manutenção da massa muscular e da imunidade, por exemplo.

De acordo com o Healthy Home Economist, não consumir proteína de manhã suprime a produção de serotonina durante todo o dia. Essa descompensação de serotonina pode causar depressão, má função intestinal, baixa densidade óssea, habilidades de coagulação sanguínea mais lentas e baixa libido. Os níveis de melatonina também podem cair, alterando a qualidade do sono.

Por isso, antes de aderir ao bulletproof coffee, vale se consultar com um nutricionista especializado, para entender melhor como a bebida agiria no seu organismo.

 


A EMPRESA

Benefícios e Receita do Café Bulletproof

 

A companhia de Dave Asprey já conta com 20 funcionários. Segundo ele, cresceu cerca de 700% de 2011 até este ano. Ou seja, alguma coisa de especial pode ser encontrada no café-todo-poderoso.

Além de vender a receita quase pronta para o bulletproof coffee, a empresa também oferece suplementos, bebidas, comidas e um roadmap completa para a dieta bulletproof para você seguir.

Tudo isso foi pesquisado pelo próprio Dave em vários lugares do mundo, como as montanhas do Tibete e os monastérios. É uma mistura entre os conhecimentos antigos e as novas tecnologias.

 


O BIOHACKING 

Benefícios e Receita do Café Bulletproof

Dave Asprey, além de precursor do bulletproof coffee é considerado um “biohacker”. Os praticantes de biohacking acreditam que podemos hackear nosso corpo para que possamos executar várias atividades com potencial alto, da mesma forma que fazemos com nossos dispositivos tecnológicos.

Quem se propõe a ser um biohacker une a biologia e a ética hacker, usando conceitos da cultura “faça você mesmo” e a capacidade de aprender conceitos científicos sozinho, sem a ajuda de professores.

Os praticantes acreditam que não precisamos nos contentar com o cérebro e o corpo que nos foi dado quando nascemos. É possível alterar o meio em que vivemos e controlar a nossa biologia, encontrando os hacks que mais funcionam para você.

E aí, depois de todas informações, acha que vale adicionar a bebida na sua dieta?

 

 

Post Relacionados

Moka Express, a cafeteira italiana que revoluciono... A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é uma forma prática de preparar café e muito popular no seu país de origem.   Costumo dizer...
Cateto Pinheiros organiza Workshop sobre Café no B... Como parte do Festival Barrel & Beer Day #4 o Cateto - Comer e Beber Artesanal, convida Marcelo Franck, da Francks Ultra Coffee, para um workshop ...
Livros sobre café para sua biblioteca básica cafei... Como podemos entender mais de café? Como estudar melhor essa bebida importantíssima para o Brasil e para o Mundo?  O que é café especial? O que é Bari...