Compartilhar

nomadismo digital é uma tendência cada vez maior entre os profissionais – principalmente empreendedores e autônomos.

 

Já imaginou como seria poder conciliar o trabalho com viagens ao redor do mundo, podendo passar 3 meses em cada continente e conhecer diversas culturas?

Até alguns anos atrás, organizar uma viagem era um processo complicado e caro. Porém, essa é uma atividade cada vez mais comum e faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Vivemos uma geração marcada pelo grande desejo de viajar e desbravar o mundo.

Algumas pessoas conseguem conciliar trabalho com viagem, e muitos têm apostado nesse tipo de trabalho: são os nômades digitais. Com a popularização da internet e das ferramentas digitais, é possível desenvolver diversos tipos de atividades sem a necessidade de estar presente em um ambiente empresarial. Foi a partir disso que começou a surgir essa tendência.

Neste artigo veremos como o nomadismo digital está se tornando o modelo de trabalho da vez. Confira!

O QUE É UM NÔMADE DIGITAL?

Imagine um profissional autônomo que presta serviços de consultoria em marketing à distância. Não é preciso que ele tenha uma sede fixa, pois todas as suas atividades podem ser desenvolvidas através da internet, certo? Pensando nisso, ele decide juntar as suas coisas e prestar esse serviço morando no Chile, ou então em uma praia no Vietnã.

Esse é um ótimo exemplo de um nômade digital: um profissional que desenvolve as suas atividades através da internet e tem a possibilidade de continuar trabalhando em qualquer local do mundo. Por que ficar preso a um único lugar se você pode desfrutar de diversas paisagens, culturas e experiências?

QUEM PODE ADERIR A ESSE MODELO?

A utilização das ferramentas digitais é cada vez mais comum no mercado: serviços prestados à distância e os escritórios virtuais são tendências que surgiram para ficar. Com isso, vários empreendedores enxergam a oportunidade de explorar esse nicho de mercado e criam organizações que não necessitam de um ponto físico ou de uma estrutura complexa.

Além desses empreendedores, todos os profissionais autônomos e até mesmo funcionários de grandes empresas também podem executar os seus trabalhos através da internet, sem sair de casa.

Todas essas pessoas podem aderir ao nomadismo digital e trabalhar independentemente do local em que estejam.

QUAIS AS MAIORES VANTAGENS DE SER UM NÔMADE DIGITAL?

O nomadismo digital oferece diversas vantagens aos seus adeptos e são diversos os motivos que tornam esse o modelo de trabalho da vez. Vamos ver quais são elas?

  • Autonomia e flexibilidade. Em primeiro lugar, esse modelo de trabalho concede ao profissional total autonomia e flexibilidade sobre os seus horários. Você pode tirar uma folga para ir à praia na terça-feira de tarde ou iniciar os trabalhos apenas às 10h da manhã, por exemplo.
  • Baixos custos. Dependendo dos locais que você decidir visitar, os custos envolvidos no nomadismo digital são bastante baixos. Você precisa apenas de um laptop e uma mala com roupas e utensílios básicos. Todos os outros custos que você terá são os mesmos que teria se pagasse por um aluguel na cidade em que mora.
  • Novas experiências. A vida como nômade digital é repleta de novas experiências. Você terá contato diário com novas pessoas e culturas – o que seria inimaginável trabalhando sempre no mesmo ambiente.
  • Inspiração para novos projetos. Toda essa vivência dos nômades digitais serve como inspiração para novos projetos. Um empreendedor que visita diversos países pode encontrar ótimas ideias para incrementar o seu negócio com criatividade e inovação ou iniciar um novo empreendimento.
  • Qualidade de vida. O modelo de trabalho que estamos acostumados causa muita insatisfação nas pessoas. Trabalhar 8 horas por dia, esperando pelos fins de semana e férias para viajar reduz bastante as possibilidades de um profissional, certo? Enquanto isso, você pode conciliar o trabalho com viagens repletas de experiências.

E AS DESVANTAGENS?

É claro que o nomadismo digital não é um paraíso que oferece apenas pontos positivos. Algumas dificuldades podem fazer parte da vida dos nômades digitais. Veja quais são elas:

  • Trabalho não é férias. Grande parte dos destinos escolhidos pelos nômades digitais são cidades turísticas. Ou seja, boa parte das pessoas que você verá estarão de férias se divertindo, enquanto você estará ocupado desenvolvendo os seus trabalhos.
  • Diferença de horários. Se você precisa se comunicar com pessoas que moram no Brasil durante o horário comercial, essa pode ser uma dificuldade quando você está em países com grande diferença de fuso horário.
  • Conectividade 24 horas por dia. Dependendo do trabalho desenvolvido pelo nômade digital, será preciso ficar conectado 24 horas por dia para se comunicar com parceiros e clientes. Essa rotina pode ser desgastante depois de certo tempo.
  • Problemas na produtividade. Trabalhar por conta própria exige responsabilidade, principalmente em meio a viagens e mudanças de cultura. É preciso ter muito cuidado para não deixar esse estilo de vida afetar na produtividade profissional.

COMO TRABALHAR COM NOMADISMO DIGITAL?

O nomadismo digital é um modelo de trabalho que está ao alcance de todos os profissionais que podem desenvolver suas atividades à distância e não gostam de ficar presos a uma rotina. A fórmula para iniciar é bem simples: escolher um destino, arrumar as malas e iniciar uma experiência de trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Na prática, esse pode ser um processo mais complicado. Será necessário criar uma reserva financeira para cobrir situações imprevistas, lidar com a distância de familiares e realizar um bom planejamento para evitar problemas (como o encaminhamento de vistos e passaporte, por exemplo).

Com calma e tranquilidade, é possível colocar esse plano em prática e se tornar um nômade digital.

VOCÊ TEM CORAGEM PARA SE AVENTURAR?

O nomadismo digital está entre as grandes profissões do futuro. Começar uma rotina de trabalhar e viajar ao mesmo tempo é um sonho possível, basta que você tenha coragem para se aventurar. Se você está cansado de seguir rotinas e tem o sonho de viajar pelo mundo, essa é uma grande oportunidade de unir o útil ao agradável.

Veja também:

CAFEÍNA, A DROGA MAIS POPULAR DO MUNDO

Post Relacionados

A Kultura Kustom e seu Lifestyle A palavra Kustom Kulture é uma expressão criada para descrever a subcultura de modo sutilmente rebelde, onde troca-se os "C" pelo "K" apenas para remo...
Conhecendo a fantástica DEUS EX MACHINA Australiana de nascimento e cidadã do mundo, a Deus Ex Machina, marca de motos customizadas seduz por acreditar no valor do “feito à mão”– além de uma...
Café da manhã ou Brunch? Qual a diferença entre café da manhã e brunch?   Se você também não resiste ao aroma de café, pão quentinho, bolo e pão de queijo saindo do f...