Compartilhar

Como podemos entender mais de café? Como estudar melhor essa bebida importantíssima para o Brasil e para o Mundo?  O que é café especial? O que é Barista? Responder a essas perguntas é a proposta destes livros sobre café que eu indico para começar sua biblioteca básica cafeinada.

 

Todos concordamos que o café não pode faltar no nosso dia-a-dia. Bebida que está ligada completamente com nossa cultura. Eu sou do tipo de pessoa que não consegue sair de casa sem antes apreciar um bom café e muito menos enfrentar um dia de trabalho sem a bebida ao lado.

Mas se você, assim como eu, além de ser um apreciador é um curiosos e quer saber mais sobre esta fantástica bebida, não pode deixar de conferir essas dicas de livros sobre café para criar a sua biblioteca básica cafeinada.

 

CHEFS: CAFÉ 

Dicas de livros para apreciadores de café

[ LINK PARA COMPRAR NA AMAZON ]

Em Chefs – Café, seus aromas e sabores vão muito além da xícara: estão presentes em receitas criativas de 28 dos melhores mestres da culinária, que nos ensinam que o café é também um dos melhores temperos. Sem deixar nenhum aspecto importante escapar: como entender o que é um bom café, desde a plantação até a xícara, como escolher, comprar, preparar os cafés clássicos e consagrados em todo o mundo.

E que tal conhecer a fascinante história do café e as grandes transformações que ele já provocou em diferentes no mundo e quais as perspectivas que se anunciam para este novo ciclo. Tudo isso e muito mais contado pelos maiores especialistas em café da atualidade.

 

GUIA DO BARISTA

Dicas de livros para apreciadores de café

[ LINK PARA COMPRAR NA AMAZON ]

Livro do especialista Edgard Bressani, lançado pela primeira vez em 2007, traz dados e tendências do mercado em linguagem voltada para profissionais do setor do café

A quinta edição do ”Guia do barista – da origem do café ao espresso perfeito”, apresenta conteúdo revisado e ampliado aos apreciadores da bebida, o guia aborda todo o processo pelo qual o café do grão ao barista.

Nesta edição, o leitor encontra novidades no capítulo de torra, apresentando questões como: características dos graus de torra; resfriamento; embalagens; variáveis; torradores; radiação; entre outros tópicos para esclarecer qualquer dúvida sobre o momento da torra. Além de novas imagens; dados atualizados do mercado e tendências.

O livro traz conteúdo de cafés de diferentes regiões do mundo, produção mundial e métodos de preparo ideal para a formação de novos baristas e entusiastas do mercado.

Este livro é direcionado aos amantes dessa deliciosa bebida. Com linguagem leve e inovadora, traz um conteúdo amplo sobre o complexo caminho que percorre o grão até chegar ao barista e, logo depois, à xícara. Apreciadores e profissionais do café têm em mãos um guia completo sobre o tema.

 

SOU BARISTA

Dicas de livros para apreciadores de café

[ LINK PARA COMPRAR NA AMAZON ]

Sou barista serve tanto àqueles já iniciados na profissão quanto aos que estão apenas começando e promete ser uma fonte rica de ensinamentos sobre a origem do café, sua expansão para o mercado, o surgimento da profissão do barista e as suas técnicas mais essenciais.

CAFÉ COM DESIGN – A ARTE DE BEBER CAFÉ

Dicas de livros para apreciadores de café

[ LINK PARA COMPRAR NA AMAZON ]

Mudam-se as circunstâncias, os interesses, o público-alvo, e os cafés continuam a exercer seu fascínio. As coffee houses já foram lugares privilegiados, onde se reuniam intelectuais e se discutiam as políticas de um país. Sem dúvida, a arquitetura desses ambientes e o design de seus interiores, mesclados ao hábito do consumo de café, foram e continuam a ser os ingredientes básicos dessa magia.

Os cafés são o lugar em que as pessoas interagem, conversam, trocam informações, discutem e processam ideias. São espaços de socialização e de cultura e, por que não, um ambiente de trabalho. Com as novas tecnologias, as cafeterias oferecem pontos de rede e, assim, transformam-se em verdadeiros escritórios.

Reunir esses diferentes aspectos da vida contemporânea significa proporcionar ao consumidor uma verdadeira viagem estética, repleta de sabor. Lançamento do Senac São Paulo, Café com design: a arte de beber café busca atrair para seu universo não só os apaixonados por essa bebida, já que o livro traz algumas receitas e dicas de harmonizações clássicas e exóticas que podem ser experimentadas com o café, mas também todos os amantes da arte, da arquitetura, do design e das novas tecnologias.

 

THE WORLD ATLAS OF COFFEE

Dicas de livros para apreciadores de café

[ LINK PARA COMPRAR NA AMAZON ]

Este atlas do café leva o leitor em uma turnê mundial pelos países produtores de café, apresentando em fotografias coloridas e concisa, texto informativo.

Ele mostra as origens do café – onde é cultivada, as pessoas que cultivam; e as culturas em que o café é um modo de vida – e do mundo do consumo – processamento, notas, o consumidor e a cultura moderna de café.

 

THE BLUE BOTTLE CRAFT OF COFFEE 

Dicas de livros para apreciadores de café

[ LINK PARA COMPRAR NA AMAZON ]

 

A Blue Bottle, uma das torrefações mais célebres dos Estados Unidos, é uma representante da nova geração de cafés artesanais, a chamada Terceira Onda.
Para os apreciadores que querem ir um pouco mais fundo neste universo paralelos dos cafés especiais,  são mais de 30 receitas e mais de 100 fotografias, mostrando a viagem do café  cereja recém-colhidas até a bebida perfeita. Este livro vai mudar a sua maneira de pensar e beber café

Post Relacionados

Moer Café na hora é melhor? Quem não se importa em moer café na hora de preparar o café, é porque ainda não tomou um feito assim. O sabor e aroma é muito diferente! E o melhor é ...
Os Cafés mais descolados para conhecer em Paris Sentar numa mesinha na calçada com um croissant e um café tem tudo a ver com Paris, né? Pois é. Só que, até pouco tempo, esse café em questão seria be...
Moka Express, a cafeteira italiana que revoluciono... A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é uma forma prática de preparar café e muito popular no seu país de origem.   Costumo dizer...