Compartilhar

Assim como os vinhos e as cervejas artesanais, a cultura dos cafés especiais na Califórnia  é referência mundial e está levando entusiastas por comer e beber a colocar São Francisco na lista de destinos mais desejados para visitar.

 

São Francisco, na Califórnia, é uma das cidades americanas onde não faltam ótimas opções de cafeterias. A cidade adotou a “terceira onda do café” logo no início, inaugurando uma nova era de coffee lovers (entusiastas, viciados ou como você preferir chamar) .

Várias representantes desta “terceira onda” estão espalhadas por toda a cidade, sendo possível provar uma variedade de grãos, torrados no local ou selecionados de ótimas torrefações de todo o país. Se você curte “Cold Brew”, opções também não faltam: Puro, com leite, Nitro on Tap ou em lata…enfim, o melhor destino que posso chamar de paraíso cafeinado.

Conheça uma amostra da invejável  da cena da Terceira Onda do Café em São Francisco:

 

Beacon Coffee & Pantry

Cafeterias de Sao Francisco

Na região de North Beach, a Beacon Coffee & Pantry é um destino obrigatório para quem está a caminho de Fisherman’s Wharf .

Muito frequentado por pessoas que curtem trabalhar remotamente, pois em assentos adequados, boa wifi (você só precisa comprar algo de vez em quando) e um bom número de tomadas. A comida é muito boa também – desde opções de algo mais leve como um iogurte com granola um delicioso bagel.

Você pode optar por sentar-se no bar de frente para a janela grande, para observar o cotidiano da cidade ou  escolher uma mesa longe das distrações, e aproveitar para ler seus email ou até trabalhar um pouco enquanto descansa para bater mais perna.

 

Blue Bottle Coffee

Cafeterias de Sao Francisco

Umas das referências da “Terceira Onda”, a Blue Bottle oferece cafés de diversas nacionalidades e orgânicos, além de ter também filial em NY (Williamsburg), Oakland, Berkeley além das espalhadas por SF.

Para quem adora um bom café, é parada obrigatória. Além dos maravilhosos cafés (eu adoro o Three Africas), eles vendem vários souvenirs que com certeza está na lista de muitos coffee lovers. Entre os mais vendidos está filtro de cerâmica com a famosa logo da garrafa azul, que é lindo de demais, além um livro sobre café, The Blue Bottle Craft of Coffee – Growing, Roasting and Drinking, with Recipes, que é um dos best-sellers da Amazon.

Fomos em algumas unidades, mas a foto escolhida para ilustrar esse post, é o meu preferido, o da Linden street. É uma loja bem pequena, e serve somente “to go”, diferente das outras unidades espalhadas pela cidade, que oferecem um ambiente “clean” e minimalista, que certamente é um convite para ficar horas e tomar vários cafés.

 

Flywheel Coffee

Cafeterias em São Francisco - California

A Flywheel Coffee Roasters foi um achado na viagem. Entre tantas pesquisas que fiz quando estava elaborando a minha lista de visitas em São Franciso, ela não tinha aparecido. Mas tive a felicidade de conhecer circulando pelo histórico bairro de Haight-Ashbury. Fica exatamente em frente ao Golden Gate Park e ao lado da Whole Foods.

O lugar é simplesmente fantástico!  Com amplo espaço, de arquitetura industrial, é frequentado por muitos jovens, que aproveitam para trabalhar entre um café e outro, além de muitos turistas que circulam pelo bairro.

A torrefação nos fundo da loja é um encanto a parte. Se você der sorte, tomar um café e ver o mestre de torras em ação. Como de costume, é possível provar cafés de diversas partes do mundo, acompanhado de deliciosas comidinhas.

 

La Capra Coffee

Cafeterias de Sao Francisco-California

O nome “La Capra” celebra  a conhecida história de origem do café de Kaldi e suas cabras. Com duas lojas em São Francisco, eu fui visitar a unidade da “Finance District”.

Enquanto outros representantes da “Terceira Onda” praticam uma devoção a cafés de origem única e torras claras, o pessoal do  La Capra seguem uma linha mais tradicional, da escola italiana, com uma torra mais escura, onde o “carro chefe da casa” é um blend exclusivo para o espresso.

 

Philz Coffee

Melhores Cafés de São Francisco - California

Onipresente em São Francisco, Philz Coffee foi a cafeteria que mais vi espalhada por São Francisco (Starbucks não vale). Por se tratar de uma rede, confesso que não me chamou muita atenção para visitar. Mas quando vi este coffee truck estacionado na Marina Boulevard, não me contive e me rendi para experimentar o café.

O serviço é primoroso, mesmo se tratando de um serviço express. Os atendentes são super bem-humorados e atenciosos, inclusive quando você tem dúvida, rola quase uma entrevista para ele saber qual é o café que provavelmente você vai curtir mais.

Além disso, é super democrático. Por estar estacionado em frente a Marina Green,  um ponto de encontro do moradores locais, tem moderninhos, hippies, casalzinhos, crianças, cuidadores de cachorros, vô, vó, etc.

 

Ritual Roasters Coffee

Ritual Coffee-San Francisco

 A Ritual Coffee Roasters é uma importante torrefação de café com sede em San Francisco. Fundada em 2005, possuem seis cafés em San Francisco e um em Napa. É considerada uma referência da “terceira onda de café”, sendo uma empresa independente que tanto torram seus cafés, operam cafeterias próprias e ainda os pacotinhos podem ser encontrados nas prateleiras de mercados.

Todas as unidades que fui, são lugares é bem movimentado. Eu provei alguns espressos, cappucinos,  mas os coados estão na lista dos melhores.

 

Sightglass Coffee

Melhores Cafés de São Francisco

A Sightglass Coffee  tem cinco cafeterias em espalhadas por São Francisco, mas a SoMa continua a ser a sua localização principal. É grande, linda e aconchegante, com a torrefação logo na entrada e um lindo balcão como peça central para preparar as bebidas, entre ótimas opções de coados, espressos e cold brew. Poucas mas boas comidinhas para acompanhar os cafés.

No mezanino há lugares para sentar, embora muitas vezes esteja lotado, e um bar affogato, servindo sorvetes e Affogatos.

Também possui wifi gratuito sem limite de tempo, o que se torna um ponto a mais para chegar e não ver a hora passar, enquanto navega na web entre um café e outro.

 

Veja também:

CALIFÓRNIA, DESTINO PERFEITO PARA UMA ROAD TRIP

Post Relacionados

Como eu comecei gostar de café? Uma das perguntas que sempre me fazem é: Como você entrou neste mundo do Cafés Especiais?   Sempre achei difícil achar essa reposta, ou expli...
Moka Express, a cafeteira italiana que revoluciono... A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é uma forma prática de preparar café e muito popular no seu país de origem.   Costumo dizer...
Cafeína, a droga mais popular do mundo A grande maioria dos brasileiros adultos consomem doses diárias de cafeína superiores a 300 mg, e muitos são viciados. Você já se perguntou o que torn...