Compartilhar

O café e a cerveja podem ter bastante benefícios para o cérebro, principalmente quando se diz respeito a criatividade. Os efeitos são opostos, mas ambos podem trazer vantagens no desempenho no trabalho.

 

Não é segredo pra ninguém que o café e a cerveja estão entre as bebidas mais queridas aqui no Brasil, portanto, como um bom brasileiro, são as minhas preferidas. Enquanto o café é o combustível criativo durante horário de trabalho, a cerveja entra para molhar a palavra da mesa de bar. Mas será mesmo que existe horário para um ou para outro?

 

Mas afinal, o que realmente é criatividade?

De uma perspectiva científica, criatividade é a sua habilidade de pensar em algo original por conexões feitas entre ideias pré-existentes em seu cérebro.

Essas conexões são controladas por neurotransmissores como adenosina, que alertam seu cérebro quando você está ficando sem energia e reage freando as conexões feitas entre neurônios através da ligação com os receptores de adenosina.

A adenosina é meio que o monitor de status da bateria do seu cérebro. Uma vez que os seus níveis de energia ficam baixos, a adenosina alerta o seu cérebro e começa a diminuir o funcionamento dele.

Esse é o porque depois de algumas horas de trabalho intenso, você começa a se sentir cansado, como se o seu cérebro tivesse sem combustível.

A única forma de recarregar é dar uma pausa. É ai que entram as deliciosas pausas para o café.

 

Café para mais foco

Todo apreciador está familiarizado com o sentimento posterior a uma boa caneca de café. Eu sei que depois de tomar um coado ou espresso, nos sentimos mais focado.

O café ajuda você a acessar mais partes criativas do seu cérebro. Se você já tinha uma ideia de onde você queria chegar com seu projeto, uma xícara de café vai fazer maravilhas comparada à cerveja para colocar sua ideia em prática.

O consenso geral pelos estudos da cafeína é que ela pode aumentar a qualidade e performance se a tarefa que você vai executar parece fácil e não exige muito pensamento abstrato.

Em outras palavras, depois de ter uma ideia inicial ou planejar algo, uma xícara de café pode ajudá-lo a executar e seguir seu conceito mais rápido sem comprometer a qualidade.

Dica rápida: se você bebe café, faça-o antes do meio-dia, para que isso não afete seu sono. Em média, vai demorar de 5 a 10 hroas para a cafeína sair do seu sistema. Bagunçar seu ciclo de sono pode ter um impacto negativo na sua produção criativa por dias.

 

Cerveja para mais idéias

A melhor hora para tomar uma cerveja (ou duas) seria quando você está procurando pela ideia inicial. Uma vez que o álcool diminui sua memória de trabalho (fazendo você se sentir mais relaxado e menos preocupado sobre o que está acontecendo ao seu redor), você vai ter mais poder dedicado a fazer conexões mais profundas.

Neurocientistas vêm estudando o “momento eureka” e descobriram que para produzir momentos de insight, você precisa se sentir relaxado, para que o pensamento processado na parte frontal do cérebro (conexões óbvias) possam se mover para a parte de trás (onde conexões laterais, únicas, são feitas) e ativar o giro temporal superior, um ponto pequeno sobre a sua orelha direita responsável por esses momentos.

Pesquisadores descobriram que cerca de cinco segundos antes de você ter um “momento eureka”, há um elevado aumento nas ondas alfa que ativam o giro temporal superior.

Essas ondas alfa são associadas ao relaxamento, o que explica por que você geralmente tem ideias quando está andando, tomando banho ou no banheiro.

O álcool relaxa você, então produz um efeito similar às ondas alfa e ajudando-nos a alcançar insights criativos.

Em um estudo interessante sobre o tópico do álcool e seus efeitos na criatividade, o autor Dave Birss reuniu um grupo de 18 diretores criativos de publicidade e os dividiu em dois times.

Um time podia beber quanto álcool quisesse enquanto o outro tinha de permanecer sóbrio.

Os grupos recebiam um briefing e tinha de ter quantas ideias pudessem em três horas. Essas ideias então eram avaliadas por um grupo dos melhores diretores criativos.

O resultado? O time que bebeu não apenas produziu mais ideias como também teve quatro das cinco melhores ideias.

O álcool nos faz relaxar,  então produz um efeito similar às ondas alfa e ajudando-nos a alcançar insights criativos, porém pode não ser a melhor escolha quando você precisa estar alerta e focado no que acontece ao seu redor, mas parece que alguns drinques podem ser úteis quando você precisa ter novas ideias.

Veja também:

Aplicativo oferece café em dobro nas melhores cafeterias de São Paulo

 

Uma prescrição criativa: a melhor forma de beber café e cerveja

Tanto o café como a cerveja (moderadamente) têm se mostrado úteis quando você está trabalhando em certos tipos de tarefas. Entretanto, você não deve tomar nenhuma delas quando precisa executar tarefas analíticas ou detalhadas como suas finanças.

O aumento na adrenalina da cafeína e a inibição da sua memória de trabalho do álcool vão torná-lo mais suscetível a erros.

 

Sempre beba com moderação

Se você decidir beber café ou cerveja enquanto trabalha, não ultrapasse mais do que dois drinques por vez e tente não fazer isso mais do que uma ou duas vezes por semana, para prevenir dependência.

Café e cerveja não devem ser pensados como poções mágicas da criatividade.

Há formas de criar mudanças químicas que ocorrem naturalmente no seu corpo com um estilo de vida saudável. Sono de qualidade, uma dieta saudável e dar a si próprio pausas, dividindo seu dia, vão gerar o mesmo resultado.

Mas, se você tiver de escolher entre café ou cerveja, pense em qual tipo de tarefa você está prestes a executar e garanta que não vai beber demais.

O excesso de qualquer um dos dois vai fazer você perder seus benefícios.

 

Post Relacionados

Como nasceu o Projeto Cafeinação? Bem vind@s ao Projeto Cafe.i.n.ação.   A idéia inicial do projeto surgiu no dia 1º de janeiro de 2014, como um exercício criativo e desafio p...
Moka Express, a cafeteira italiana que revoluciono... A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é uma forma prática de preparar café e muito popular no seu país de origem.   Costumo dizer...
7 lugares imperdíveis para tomar um bom café no Ur... No Uruguai, a pausa para o café também é levada a sério. Assim como no Brasil e Argentina, já podemos encontrar ótimas opções que servem bons cafés. ...