Compartilhar

Café e Viagens tem tudo a ver. Então que tal planejar seu próximo destino e colocar umas cafeterias na lista de visitas?

Se você gosta de viajar e tomar café tanto quanto eu, vai concordar que os dois estão completamente ligados.

Toda vez que estou fazendo uma pesquisa sobre destino de viagem, busco informações sobre a melhor data para viajar, onde ficar, onde comer, os pontos turísticos imperdíveis e também o “lado B” da cidade, aqueles que geralmente somente os locais conhecem. E por incrível que pareça, as cafeterias fazem parte deste roteiro mais local. Claro que existem cafeterias “famosas” em todas cidades, mas as que estou falando são aquelas que frequentadas geralmente por moradores ou trabalhadores da região.

Pra mim, a melhor forma de viver um destino, é tentar conhecer o dia-a-dia de um morador local. Conhecer os locais onde almoçam, tomam café, se reúnem para um happy hour, fugindo um pouco aqueles locais “para turista ver”. Gosto de começar o dia escolhendo uma cafeteria para conhecer, assim já apreciar um pouco do cotidiano daquela cidade. Pessoas passando para tomar café antes de ir para o trabalho ou escola, uma mãe entrando com um carrinho de bebê, e escolhendo um local tranquilo para ter quem sabe um dos poucos momento de descanso do dia.

cafeterias no uruguai

O Café Brasileiro é foi fundado em 1877 e é o mais antigo do Uruguai

É nesta primeira atividade do dia que acabo planejando o restante das atividades, e com sorte, descobrindo muito mais do que os guias de turismo poderiam me ensinar, enquanto aprecio um bom café, de preferencia torrado por alguma torrefação local.

Então, hoje vou dar algumas dicas de como deixar sua viagem mais cafeinada:

Faça a lição de casa

Pesquise! Sempre busco conhecer as opções de cafeterias da cidade, principalmente as mais próximas de onde estou hospedado ou de pontos turísticos que quero visitar. Mas também existem situações em que a própria cafeterias é o principal destino.

Estando lá, pergunte aos locais quais as melhores cafeterias da cidade

Os baristas são sempre uma ótima oportunidade para saber o que de melhor a cidade tem para oferecer. E não falamos só de cafeterias, pois eles geralmente tem ótimas sugestões de bares.

Nem todas as melhores cafeterias servem o melhor café

Não acredite cegamente nas “listas de melhores cafeterias da cidade”. Muitas vezes quando pesquisamos em guias como o Trip Advisor ou Foursquare, temos uma lista bem extensa de opções, mas para quem aprecia bons cafés, pode cair em algumas ciladas. Claro que existem algumas cafeterias que fazem parte da história da cidade, que merecem a visita, mas que não servem um café de qualidade, como por exemplo a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro e o Café Brasileiro em Montevidéu.

Procure locais diferenciados que sirvam cafés de qualidade

Já conheci diversos lugares super interessantes, que servem cafés de qualidade, mas que não são necessariamente somente uma cafeteria. As Livrarias, museus, mercados municipais ou “Public Market” são  bons exemplos. São belos espaços para visitar já pensando como parada estratégica para recarregar as energias, tomando um bom café antes de continuar a explorar a cidade.

Veja também:

5 DICAS PARA SER PRODUTIVO EM QUALQUER LUGAR

Post Relacionados

5 habilidades essenciais para um viajante profissi... Quem viaja com frequência adota atitudes que servem para o seu dia a dia. Veja como uma viagem pode transformar a sua vida. Outro dia me perguntaram:...
Como acumular e trocar milhas por passagens aéreas... Quer arrumar as malas e rumar para aquela sonhada viagem? Não basta acumular pontos em programas de milhagem. Para garantir uma boa troca é preciso a...
Saiba como funciona Airbnb e como ganhar créditos Na hora de decidir onde ficar durante uma viagem, uma dúvida tornou-se muito mais comum nos últimos anos: Airbnb ou hotel? O Airbnb é um dos maiores ...