Compartilhar

Não é segredo pra ninguém que o Café faz parte da nossa cultura. Somos o maior produtor mundial e também o maior exportador.

 

Todo brasileiro tem um carinho especial por esta bebida, por fazer parte da nossa cultura, muitas vezes ligada a alguma história familiar.

Claro que existem pessoas que nem gostam tanto da bebida, mas a consomem simplesmente pelos efeitos energéticos da cafeína. Além da cafeína, o café possui centenas, talvez milhares de componentes bioativos, que são benéficos para a saúde.

Mas se o café por sí só já é tão adorado, por que algumas pessoas  (inclusive eu) buscam conhecer e consumir os cafés classificados como Gourmet ou Especiais?

Se você ainda não faz parte deste grupo, confira abaixo alguns fatos antes de começar a se interessar por este assunto:

#1 É um caminho sem volta

Sei que parece “clichê”, mas realmente a partir do momento que você começa a tomar cafés especiais, você terá dificuldade para tomar o café tradicional. Não por que ficamos chatos, mas realmente passa ficar difícil tomar o famoso “café forte, amargo ou com açúcar. Outro motivo é que passamos a saber o que é café de qualidade e o que não é.

#2 Você não vai mais conseguir comprar café no mercado

Uma das primeiras mudança de comportamento de quem começa o tomar cafés especiais, é passar a comprar cafés em grãos, pois moer o café na hora do preparo faz toda a diferença. Mas não basta ser café em grãos para ter garantia de qualidade.

Os cafés especiais tem rastreabilidade (origem, produtor, variedade, etc) e a indicação de validade é bem menor do que encontramos nas prateleiras do mercado. Normalmente passamos a comprar em cafeterias, empórios especializados ou lojas on-line.

#3 Você passará a ser um PISC (ponto de informações sobre café)

Seus amigos irão te perguntar onde tomar um bom café. Você vai passar a ser a referência quando eles estiverem procurando indicação de boas cafeterias ou locais para comprar café. Talvez você comece a postar mais fotos de café no seu instagram do qualquer outra coisa.

Inclusive sua conta do instagram pode passar a ser referências para outras pessoas conhecerem as melhores cafeterias da cidade.

Eu inclusive fiz um guia com 15 das melhores Cafeterias de São Paulo, que por meio do App do Guia Doop, a cafeterias oferecem o beneficio de Café em Dobro. Este roteiro facilitou bastante quando alguém me pede dicas.

#4 Você vai gastar uma boa grana com equipamentos e cursos

Sei que para fazer café basta ter onde ferver a água, onde moer os grãos e onde passar o café. Mas pergunte para um coffee lover quantos métodos de preparo essa pessoa tem em casa.

Conforme o nossa admiração pala bebida vai crescendo, passamos a investir em chaleiras, moedores, balanças e vários outros equipamentos. Começamos a fazer vários cursos buscando entender como extrair o melhor que esta deliciosa bebida pode oferecer.

#5 Cafeterias passarão fazer parte das suas viagens

Não bastasse a mudança de comportamento de consumo, a mudança acontece também nas suas viagens. Em cada nova cidade ou país diferente que você for visitar, certamente fará uma lista de cafeterias para conhecer, sem contar que pacotes de cafés passará a ocupar o lugar dos souvenirs.

Caso os motivos acima mencionados não foram suficientes para te afastar do “Mundo encantado dos Cafés Especiais”, só posso dizer mais uma coisa:

Seja Bem Vindo (@). Você vai adorar!

Veja também

AS MELHORES RECEITAS DE AEROPRESS DO MUNDO

Post Relacionados

Curiosidades sobre o café, que até Khaldi duvidari... Você sabe qual é o país de origem do café? E qual é o maior produtor? Sabia que o café foi proibido três vezes ao longo da história? Veja a essas e ou...
Cafeína, a droga mais popular do mundo A grande maioria dos brasileiros adultos consomem doses diárias de cafeína superiores a 300 mg, e muitos são viciados. Você já se perguntou o que torn...
Moer Café na hora é melhor? Quem não se importa em moer café na hora de preparar o café, é porque ainda não tomou um feito assim. O sabor e aroma é muito diferente! E o melhor é ...